/

Palácio de Karnak: O Que é e Por que é Importante?

Palácio de Karnak o que é e por que é importante
Fonte/Reprodução: original

Com belos jardins laterais, uma edificação majestosa preservada, além de um interior repleto de obras de arte e peças históricas de valores incalculáveis, o Palácio de Karnak encanta os visitantes.

Palácio de Karnak

  • Contato: (86) 3326-2001
  • Endereço: Av. Antonino Freire, 1450, Centro-sul
  • Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 18h 
  • Possui estacionamento? Sim

Apesar do nome fazer referência a templos egípcios, o local tem sua inspiração arquitetônica em construções greco-romanas e é a atual sede do Governo do Estado do Piauí.

Quer entender um pouco mais sobre esse local cheio de história? A Revista Meu Piauí conta essa história curiosa com mais detalhes. 

O que é o Palácio de Karnak?

O Palácio de Karnak é um prédio histórico que abriga a sede do governo piauiense, é oficialmente utilizado pelo Poder Executivo Estadual desde 1926.

Para tornar-se sede do Executivo, o Palácio precisava estar em sintonia com o novo propósito e funcionalidades. Por isso, passou por inúmeras modificações na parte interna e fachada, já que anteriormente funcionava como chácara.

Além de referência arquitetônica e importância político-administrativa, o Palácio de Karnak é considerado um dos principais pontos turísticos do Estado.

O que é o Palácio de Karnak
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Karnak: Porque o palácio tem esse nome?

Karnak foi o maior templo do Egito, construído para ser o lar do Deus Amon. Tal fato histórico serviu como inspiração do nome dado ao prédio construído em solo piauiense, mesmo que não existam semelhanças estruturais ou referências da arquitetura egípcia. 

Qual o estilo arquitetônico usado no Palácio?

Chama-se arquitetura neogrega, muito popular entre os séculos XVII e XIX, tem base nas estruturas clássicas, embora perca algumas de suas referências. Edificações que implementam o estilo eram predominantes em países como os Estados Unidos e a Inglaterra.

Leia também:  Sesc Ilhotas: saúde, lazer e educação em um só lugar

No Brasil, a arquitetura neogrega foi implementada no edifício em Teresina, cujo estilo contrasta com a paisagem local atual. 

Qual o endereço do Palácio de Karnak?

O Palácio de Karnak está localizado na Avenida Antonino Freire, 1450, no Centro de Teresina. Para te ajudar a encontrar o local facilmente, separamos dois pontos de referência que serão úteis:

  • Igreja São Benedito;
  • Praça Pedro II.

O Palácio de Karnak fica situado entre estes dois locais. Vale ressaltar que a Avenida Antonino Freire é considerada por muitos como a menor avenida do mundo.

Prepare o celular ou máquina fotográfica para registrar belas fotos desse prédio tão importante para a história e arquitetura piauiense.

Qual o horário de funcionamento do local?

O Palácio de Karnak fica situado entre esses dois locais. Vale ressaltar que a Avenida Antonino Freire é considerada por muitos como a menor avenida do mundo. 

Qual o horário de funcionamento do local? De segunda a sexta-feira, o Palácio de Karnak fica aberto das 10h às 18h. Aos finais de semana, o local está fechado. 

Como é um local que preza pela formalidade e segurança, comuns a uma sede de governo, há um dress code apropriado. Portanto, o ideal é evitar bermudas, regatas, bonés e similares. Aposte em calças compridas e camisas sociais para ter entrada facilitada.

Qual a história do Palácio de Karnak?

O Palácio de Karnak serviu como educandário de propriedade do magistrado Dr. Gabriel Luiz Ferreira até 1890. O novo proprietário, o Barão de Castello Branco, de uma família de aristocratas portugueses que possuíam um poder gigantesco na região do Piauí, foi quem vendeu o imóvel para o governador Matias Olímpio que, por sua vez, transformou o Karnak em sede do Governo do Estado.

Leia também:  Yngla Hillary: artista teresinense lança seu Primeiro EP Solo 'Notas'

Em 1972, o Palácio passou por modificações, sem que acontecesse qualquer alteração na estrutura ou mudança no estilo original: acrescentaram alas, jardins feitos por Burle Marx e belíssimas grades construídas por Acácio Gil Borsoi e Janete Ferreira da Costa.

Durante os anos de 1993 e 1994, o arquiteto Gustavo Almeida assinou um projeto de reforma no Palácio de Karnak, que atuaria como sede para as recepções de cunho oficial.

Desde então, o local permaneceu sem grandes alterações por se tratar de um patrimônio público e possuir uma longa e interessante história a ser contada. 

Por que o palácio é tão importante?

O Palácio de Karnak é importante por se tratar da sede do Governo do Piauí. Além disso, é um patrimônio histórico e é de suma relevância preservá-lo não só pela referência estética, mas pelo seu valor histórico e arquitetônico. Tudo isso construído no coração da capital, entre outros pontos turísticos, como o Teatro 4 de Setembro, a Igreja São Benedito, a Praça Pedro II, a Praça da Liberdade e a Avenida Frei Serafim.

Vale a pena visitar o palácio?

Atualmente, é permitida a visitação no prédio, tanto na parte externa quanto interna. Fora dele, há lindos lagos e jardins. Dentro, os visitantes poderão contemplar peças históricas.

A visita conta com o auxílio de um guia local, que fornece os dados sobre a edificação e as obras expostas. É comum ainda a presença de turmas escolares ou estudantes de arquitetura no local durante aulas práticas. A ideia é ampliar conhecimento e dar visibilidade ao patrimônio local.

Vale a pena visitar o Vale a pena visitar o palácio
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Visitar o Palácio de Karnak é como viajar no tempo. Para os turistas, vale muito a pena uma visita para conhecer e tirar fotos.  

Para quem já conhece o local, deixe aqui suas impressões e opiniões. 

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog