HEDA arrecada 230 bolsas de sangue na ação ‘Meu Setor Salva Vidas’

Campanha de doação de sangue lançada durante o Junho Vermelho mobilizou colaboradores de vários setores do hospital; total de bolsas arrecadas pode beneficiar até 920 pessoas

Para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), ajudar o próximo está no sangue! Lançada durante a campanha nacional do Junho Vermelho, de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a ação “Meu Setor Salva Vidas” mobilizou colaboradores de 30 setores do hospital a fim de aumentar o estoque do Hemocentro Regional de Parnaíba.

Ao todo, a unidade, que é gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), conseguiu arrecadar 230 bolsas de sangue, quantidade capaz de beneficiar até 920 pessoas. O resultado trouxe muita satisfação e orgulho a todos os envolvidos.


Doar sangue é um ato de amor e solidariedade, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. “A doação é voluntária, portanto também pode ser percebida como uma reflexão, pois se trata de uma atitude que tanto pode salvar a vida dos nossos familiares e amigos quanto de pacientes que estão, neste momento, precisando de sangue e necessitam de doadores, explica.

Iniciativas como a do HEDA fortalecem o suprimento de sangue na região e fomentam o engajamento comunitário, enfatizando a importância contínua da doação de sangue para salvar vidas.

As doações arrecadadas durante esta ação ajudarão a atender os 33 municípios da região, incluindo Parnaíba, assim como as localidades de Campo Maior, Esperantina, Luzilândia, Piracuruca e Piripiri, bem como o próprio hemocentro e o HEDA, acrescenta Rafaela Oliveira, coordenadora do Hemocentro Regional de Parnaíba.

Para aqueles interessados em contribuir, é necessário comparecer ao hemocentro portando um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar descansado e em boas condições de saúde, além de evitar fumar, ingerir álcool, entre outras orientações, horas antes da doação.

Leia também:  A Minha Primeira Vez

O Hemocentro Regional de Parnaíba funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na Praça Antônio Monte, bairro Centro, em frente à Santa Casa de Misericórdia.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC.

Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Leia também:  Parque das Crianças: atividades e horários!

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.