/

Parnaíba: Maior Potência Mundial em Hidrogênio Verde é Lançada por Rafael Fonteles e Alckmin

Paranaíba

A cidade de Parnaíba, localizada no Estado do Piauí, está prestes a se tornar um ícone na produção energética mundial. Através de uma cerimônia marcada para esta sexta-feira (15) às 15h, o governador Rafael Fonteles e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, irão lançar dois empreendimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado.

Com um investimento astronômico de mais de R$200 bilhões, a proposta é que o Piauí se torne capaz de fornecer energia limpa para a União Europeia. Os dois empreendimentos que serão lançados, Green Energy Park e Solatio, prometem criar um total de 20 mil empregos na região e produzir mais de 20GW de potência sem emitir gás carbônico significativo na atmosfera.

Leia também:  Lula propõe programa de incentivo para eletrodomésticos: preços mais baixos estão por vir

As obras dessas usinas estão programadas para começar no final de 2024 e a primeira etapa deve ser concluída até 2027, com as etapas seguintes sendo concluídas até 2035. A ZPE abrigará o HUB do Hidrogênio Verde, que consiste em um grupo de empresas investidoras interessadas no setor hidrogênio. O objetivo desse grupo é atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia relacionadas ao hidrogênio.

O governador Rafael Fonteles já realizou viagens para América do Norte, Ásia e Europa com o intuito de captar investidores e estabelecer parcerias para viabilizar a operação da cadeia produtiva da amônia e do hidrogênio no Piauí. Com o sucesso dessas missões, o lançamento desses empreendimentos marcará o início da produção energética em escala industrial para atender à demanda do mercado europeu.

Leia também:  Trump, ex-presidente dos EUA, pode ser preso hoje

O desenvolvimento desse projeto traz grandes benefícios para a economia da região, tanto na geração de empregos quanto na redução das emissões de gases poluentes. Além disso, fortalece as relações internacionais do Brasil ao fornecer energia limpa para a União Europeia.

Com esse avanço significativo na produção energética sustentável, a cidade de Parnaíba irá se consolidar não apenas como uma potência nacional, mas também como uma das principais referências mundiais no fornecimento de amônia para produção energética com hidrogênio verde.

FatoInformação
LocalParnaíba, Piauí
Data e HoraSexta-feira (15), às 15h
EmpreendimentosGreen Energy Park e Solatio
InvestimentoMais de R$200 bilhões
Empregos20 mil
Produção de Potência20GW sem emissão significativa de gás carbônico
Início das obrasFim de 2024
Conclusão da primeira etapa2027
Conclusão das etapas seguintes2035
HUB do Hidrogênio VerdeZPE abrigará grupo de empresas investidoras
Viagens do governadorAmérica do Norte, Ásia e Europa
BenefíciosGeração de empregos e redução de emissões
Potencial energéticoEólica e solar do Piauí
Consolidação de ParnaíbaPotência nacional e referência mundial
Preocupação ambientalTransição para matriz energética mais limpa

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/rafael-fonteles-e-vice-presidente-alckmin-lancam-projetos-de-hidrogenio-verde-em-parnaiba-nesta-sexta-15

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog