Descrição da imagem
/

Parque da Cidadania: melhores horários e atividades

Quer saber mais sobre o Parque da Cidadania, um dos maiores pontos turísticos de Teresina? A Revista Meu Piauí vai mostrar os principais atrativos do local e a melhor forma de aproveitar sua visita nesta bela área localizada no coração da cidade!

  • Parque da Cidadania Endereço: Av. Frei Serafim, 110. Bairro Cabral. 
  • Horário de Funcionamento: Segunda a sexta e feriados, das 6h às 10h; 16h30 às 22h. Sábado e domingo: 6h às 22h 
  • Possui estacionamento? Sim.

O que é o Parque da Cidadania de Teresina? 

Com mais de 8 mil hectares de área, o Parque da Cidadania é um espaço destinado para prática de esporte, lazer e entretenimento localizado na região central de Teresina, capital do Piauí.

Construído no cruzamento de duas avenidas importantes da cidade, o local possui:

  • Ciclovia;
  • Pista de skate;
  • Anfiteatro;
  • Lago artificial;
  • Espelho d’água;
  • Quiosques de alimentação;
  • Área de recreação;
  • Academia Popular.

Além disso, o Parque da Cidadania possui um Museu de Arte Santeira, onde os visitantes podem conferir belas obras de artistas da terra.

Vale lembrar ainda que a obra contou com projetos de paisagismo e estudos de impacto ambiental, tendo em vista que a região apresenta prédios históricos e áreas verdes.

Qual o verdadeiro nome do Parque da Cidadania? 

Estação Cidadania Maria Socorro de Macêdo Claudino, que é uma homenagem à esposa do empresário João Claudino, com um grande histórico de atuação na área empresarial do estado e faleceu no ano de 2020.

Juntos, o casal teve cinco filhos, entre eles, o ex-senador João Vicente Claudino, que destinou emenda parlamentar para construção do novo logradouro.

Leia também:  Contrato de R$ 2 Bilhões Para o Piauí é Assinado em Brasília Com Ministro Haddad

A homenageada contribuiu ativamente com instituições de caridade e teve papel fundamental ao ser uma das primeiras mulheres a trabalhar como escrivã, no estado vizinho do Ceará. Em 1968, passou a residir em Teresina-PI, onde permaneceu até seu falecimento, em novembro de 2011, aos 74 anos.

Quando o Parque da Cidadania foi inaugurado? 

O Parque da Cidadania foi inaugurado em 24 de junho de 2016. Ao todo, foram investidos R$12 milhões na obra, fruto de parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Teresina.

O que antes era apenas uma área ociosa entre a Estação Ferroviária e o 2º Batalhão de Engenharia de Construção, agora é um parque urbano considerado ponto turístico de Teresina.

O que fazer no Parque da Cidadania: Caminhar, pedalar, andar de skate, levar as crianças para brincar, passear com a família, fazer piquenique e muito mais. 

A Revista Meu Piauí mostra estas e outras atividades que o Parque da Cidadania oferece para tornar sua experiência na cidade ainda mais agradável. Veja:

  • Quadra de Futebol: Os amantes do futebol têm um espaço reservado no Parque da Cidadania. Basta reunir amigos, familiares ou colegas de trabalho após o expediente e bater uma bolinha.
  • Ciclovia: Prefere pedalar? O Parque da Cidadania tem ciclofaixa que permite um passeio de bicicleta mais seguro.
  • Anfiteatro: Um local construído para receber espetáculos teatrais, apresentações artísticas e grupos de dança. O anfiteatro do Parque da Cidadania tem capacidade para 1500 pessoas e todas as apresentações são gratuitas ao público.
Leia também:  Assembleia Legislativa do Piauí aprova projeto de lei para combater a violência doméstica

Há camarim e banheiros que tornam o ponto confortável para artistas e frequentadores. Tudo isso em um ambiente democrático, aberto e seguro.

  • Pista de Skate Profissional: No Parque da Cidadania, há uma pista de skate profissional, uma das maiores da região, concebida em parceria com a Associação dos Skatistas.

Melhores horários para frequentar o Parque da Cidadania 

O Parque da Cidadania funciona nos seguintes horários: segunda a sexta e feriados, das 6h às 10h e das 16h às 21h. Já sábado e domingo das 6h às 22h. Porém, recomenda-se frequentar o local nas primeiras horas da manhã ou a partir das 18h, quando a incidência dos raios solares é menor e o tempo fica mais ameno.

Vale lembrar que Teresina é uma cidade que registra altas temperaturas na maior parte do ano. Portanto, as pessoas costumam visitar a área, praticar esportes cedinho, ou à noite. Por aqui, é ideal sempre utilizar filtro solar e se hidratar constantemente.

Qual o endereço do parque? 

A entrada principal do Parque da Cidadania fica na Avenida Frei Serafim, 110, bairro Cabral, zona Norte de Teresina, no cruzamento com a Avenida Miguel Rosa.

É possível chegar ao local de carro, ônibus ou metrô, com desembarque na Estação Ferroviária. Entre os pontos de referência estão: estação Ferroviária, Avenida Miguel Rosa, Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) e 2º Batalhão de Engenharia de Construção.

Compartilhe aqui suas impressões ou dúvidas sobre o Parque da Cidadania. Deixe seu comentário abaixo.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

3 Comments

    • Olá, para realização de aniversários no local não é necessário agendamento, basta você chegar no parque e realizar a comemoração.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog