Descrição da imagem
/

Parque da Macaúba: história e endereço!

Parque da Macaúba história e endereço!
Fonte/Reprodução: original

O Parque Ambiental do bairro Macaúba é um local de recreação que está localizado na zona sul de Teresina. É mais um dos espaços abraçados pela comunidade e que oferece várias opções de lazer.

O ambiente é ideal para a prática de exercícios físicos, como caminhada e pedalada, além de ser propício para encontrar amigos durante um piquenique. Com ótima localização e atrativos, o Parque da Macaúba merece uma visita daqueles que são da cidade e dos que vêm de outras partes do país. 

Quer ficar por dentro de tudo sobre o Parque da Macaúba? A Revista meu Piauí de conta!

O que é o Parque da Macaúba?

Localizado na zona Sul de Teresina, o Parque Ambiental da Macaúba é mais uma das inúmeras áreas de lazer e recreação da capital do Piauí. Construído em uma área arborizada, o local é convidativo para passeios, caminhadas e visitas, o parque é alternativa para aqueles que buscam desfrutar de ar fresco e temperaturas amenas.

O que é o Parque da Macaúba
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Em uma área de 7 mil metros quadrados, o parque conta com campo de futebol, academia popular, bancos, pistas para caminhada e espaços destinados aos amantes do skate e patins, além disso, há quiosques para venda de alimentos e espaço para apresentações artísticas.

Moradores do bairro Macaúba e do entorno são os maiores frequentadores do parque e encontram uma fonte de conforto a poucos metros de casa.

Leia também:  A Volta do Mais Médicos (e a Revolta dos Menos Módicos)

Em suma, o Parque Ambiental do Macaúba é ideal para:

  • Atividades físicas;
  • Praticar esportes como futebol, corrida e skate;
  • Fazer longas caminhadas;
  • Curtir a natureza;
  • Realizar piqueniques;
  • Encontrar amigos;
  • Fazer boas leituras;

É por tudo isso que o Parque deve estar na sua rota de visitas. Não só por ser uma área verde no coração da zona Sul, mas pela oportunidade de desfrutar de experiências saudáveis sozinho ou na companhia de amigos e familiares. 

Melhores horários para visitar o Parque da Macaúba?

Como Teresina é uma cidade que apresenta temperaturas elevadas na maior parte do ano, é ideal frequentar o espaço nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

Ainda que o local seja arborizado, o que resulta em sensação térmica mais agradável, o ideal é usar roupas leves durante a visita. Durante o dia, é recomendado o uso do filtro solar na pele e hidratação constante, portanto, a garrafa de água é indispensável nessas horas.

Já à noite, o tempo contribui ainda mais e deixa qualquer atividade ao ar livre bem agradável. Vale ressaltar que, nestes horários, é comum a realização de atividades artístico-culturais, como dança, teatro, música, feirinhas, dentre outras. 

Qual a história do parque?

A bela paisagem que os visitantes do Parque da Macaúba encontram hoje era bem diferente há alguns anos. É que antes da revitalização, o local servia como área de descarte irregular de lixo, acúmulo de entulho e ponto de venda de entorpecentes. Além de expostos a doenças e animais peçonhentos, os moradores tinham que conviver ainda com o medo da violência.

Leia também:  Vídeo: Português é Uma Língua Muito Difícil

Inaugurado em 2019, durante as comemorações de aniversário de 167 anos de Teresina, o Parque da Macaúba transformou a realidade local e, atualmente, é motivo de orgulho e alegria daqueles que convivem no bairro e demais regiões.

Frequentemente, a Prefeitura também executa ações culturais e esportivas no parque que agregam toda a comunidade, tais como desfiles escolares ou campeonatos de futebol.

É por tudo isso que o Parque Ambiental da Macaúba merece uma visita. Não só por oferecer áreas arborizadas e temperatura amena para visitantes e esportistas, mas pela sua relevância sócio-cultural. 

Ao todo, o parque conta com:

  • Campo de futebol com alambrado e iluminação;
  • Uma academia popular ao ar livre;
  • Espaço de convivência com bancos;
  • Grande área verde;
  • Banheiro;
  • Longas pistas para caminhar, pedalar, dentre outros;
  • Palcos para apresentações culturais e eventos;
  • Quiosques e barracas de alimentação.

Como chegar até o Parque da Macaúba?

É só chegar ao seguinte endereço: rua 21 de abril, nº 1651-1699, bairro Macaúba, zona Sul de Teresina-PI, CEP 64019-300. Tem taxa para entrar? O Parque Ambiental da Macaúba é aberto ao público. Não há cobrança de taxa para visitação. Portanto, é um dos locais que vale a pena conhecer ou frequentar.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog