Teresina é banhada por dois rios, disso você já sabe. Mas você já viu pessoalmente o espetáculo da natureza que é o encontro do rio Poti com o rio Parnaíba?
Visitar o Parque Encontro dos Rios é um dos passeios essenciais para se fazer em Teresina. O local é rico em belezas naturais, com uma paisagem espetacular, que merece ser fotografada, sobretudo ao pôr do sol, e conta com ótima estrutura de apoio.
Quer saber mais? A Revista Meu Piauí te conta!
Parque Encontro dos Rios
- Endereço: R. Des. Flávio Furtado, bairro Olarias.
- Horário de Funcionamento: Segunda a domingo: 9h às 19h.
- Possui estacionamento? Sim.
O Parque é um local que abriga o encontro de dois rios responsáveis por banhar Teresina: Poti e Parnaíba. No local, foram construídas estruturas para permitir o comércio e a venda de objetos produzidos artesanalmente pela população local, além de ocorrerem exposições periódicas.
No entanto, o que acontece no encontro entre dois rios? Segundo a professora Karime Bentes, da UFMA, as ocorrências desse fenômeno são caracterizadas por acidez, temperatura e agilidade, onde as correntezas se encontram. A composição da água também é um fator responsável por gerar esse fenômeno, que atrai inúmeros visitantes a Teresina para presenciá-lo pessoalmente.
Quando o parque foi criado?
O Parque Encontro dos Rios foi criado em dezembro de 1993 e abrange uma área de 3 hectares. O ambiente possui um amplo espaço que inclui uma palhoça, mirantes, trilhas, esportes aquáticos e o famoso monumento do Cabeça-de-Cuia.
Atividades do Parque Encontro dos Rios:
O que chama atenção é a possibilidade de realizar diversas atividades interessantes no Parque Encontro dos Rios, pois há estabelecimentos comerciais especialmente projetados para atender os visitantes da região. Se bater a fome, é hora de experimentar o melhor da culinária regional.
Restaurante Flutuante:
Deseja saborear pratos deliciosos, preparados com os melhores temperos da região nordestina do Brasil? O Restaurante Flutuante oferece um cardápio completo com diferentes opções que vão deixar você com água na boca. Veja alguns pratos:
- Peixada ao molho do Chef acompanhado de legumes, arroz e pirão;
- Pescada Beira-Mar com camarão, legumes, arroz e frutos-do-mar;
- Filé de Pescada ao Molho de Camarão;
- Filé de Piratinga;
- Peixada à Moda da Casa.
O cardápio está disponível nos destaques das redes sociais do Restaurante Flutuante. Além de conferir os acompanhamentos e ingredientes dos pratos, você também pode verificar os preços. Ao chegar na capital do Piauí, o Parque Encontro dos Rios é uma ótima opção para visitar com a família ou amigos.
Quiosques:
Ao passear pelo Parque Encontro dos Rios, você encontrará quiosques ao redor do Encontro dos Rios. Eles oferecem a oportunidade de adquirir lembranças como recordação. Há diversos pontos que vendem peças artesanais aos turistas, em uma área conhecida como Pólo Cerâmico.
Trilhas no Parque:
As trilhas são procuradas por muitos aventureiros que gostam de caminhar e explorar um novo local, além de aprender mais sobre a biodiversidade do lugar. No entanto, é importante seguir as trilhas sempre com a orientação de especialistas na área para evitar se perder e evitar transtornos. O local também disponibiliza guias para aqueles que desejam conhecer mais sobre o contexto histórico do local.
Lenda do Cabeça-de-Cuia:
Os moradores mais antigos do bairro Olaria, região do Poti Velho, zona Norte de Teresina, contam a lenda do Cabeça-de-Cuia. Segundo a lenda, a mãe de uma criança rogou uma praga, dizendo que ela se transformaria em uma criatura com a cabeça no formato de uma cujuba.
Essa história resultou na construção de uma estátua na entrada do parque, representando o personagem, que desperta a curiosidade das pessoas que visitam o local.
Horário de visitação
Os melhores horários para visitar o Parque Encontro dos Rios são durante a manhã, uma vez que ele abre às 9h. Dessa forma, é possível aproveitar o dia inteiro na região, incluindo a possibilidade de almoçar no Restaurante Flutuante. O parque encerra suas atividades às 19h.
Quanto à entrada, por ser um espaço público pertencente ao município de Teresina, a entrada é gratuita. No entanto, é necessário pagar pelos itens consumidos no Restaurante Flutuante ou nas lojas caso você queira adquirir algo para levar para casa.
Caso você já tenha visitado o parque e queira compartilhar dicas ou tirar dúvidas, sinta-se à vontade para deixar seus comentários abaixo.