/

Páscoa: significado para diferentes culturas e religiões

Páscoa: significado para diferentes culturas e religiões

A Páscoa é uma celebração com origens judaicas, cristãs e pagãs, que se relacionam à ideia de renascimento e esperança. Para os cristãos, a Páscoa está vinculada ao plano de salvação protagonizado por Jesus Cristo. No entanto, especialistas afirmam que já era uma festividade dos povos germânicos e celtas pagãos do hemisfério norte e relacionava-se ao culto a deusa mitológica Ostara, representante da primavera, ressurreição e renascimento.

As comunidades de matriz africana, como umbanda e candomblé, não celebram o feriado religioso, já que suas crenças e costumes estão baseados em entidades religiosas como Orixás, Nkisis e Voduns. Já as comunidades evangélicas e protestantes reconhecem a importância de Jesus Cristo como base para suas práticas e consideram a morte e a ressurreição como forma de perdão pelos pecados da humanidade.

A maçonaria, por sua vez, é uma escola de moral praticada por lendas e símbolos que não está baseada em uma única religião. Por não ser uma organização religiosa rígida, não possui tradições fixas como a Páscoa em suas celebrações.

Leia também:  Crianças de Manaus e Cocal recebem dose do medicamento mais caro do mundo no Hospital Infantil

O catolicismo assim como as igrejas evangélicas consideram a Páscoa um marco na história da redenção da humanidade que se centraliza no sacrifício crucifixo realizado por Jesus Cristo. O ritual inicia-se na Quaresma, passando pelo Domingo de Ramos e a Semana Santa com a mensagem da ressurreição e vida nova.

Já os espíritas não comemoram a data, no entanto, entendem a Páscoa como um exemplo a ser seguido e interpretam sua mensagem como uma vitória sobre a morte física que anuncia a sobrevivência do espírito em outra dimensão da vida.

Em resumo, cada cultura ou religião interpreta o significado da Páscoa de forma diferente. A celebração é uma mistura entre várias crenças que se unem em torno da ideia de renascimento, redenção e esperança.

Leia também:  Minha Casa Minha Vida: Piauí receberá R$ 1 bilhão para construção de 5.700 casas
Religião/Crença Significado da Páscoa
Cristianismo Celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo como forma de redenção e perdão pelos pecados da humanidade.
Povos germânicos e celtas pagãos Celebração da primavera, ressurreição e renascimento relacionada ao culto a deusa mitológica Ostara.
Comunidades de matriz africana Não celebram o feriado religioso por suas crenças e costumes estarem baseados em entidades religiosas diferentes.
Maçonaria Não possui tradições fixas como a Páscoa em suas celebrações por não ser uma organização religiosa rígida.
Espiritismo Não comemoram a data, mas entendem a Páscoa como um exemplo a ser seguido e interpretam sua mensagem como uma vitória sobre a morte física que anuncia a sobrevivência do espírito em outra dimensão da vida.

Com informações de https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/04/07/pascoa-entenda-o-significado-da-data-para-diferentes-religioes-e-culturas.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog