/

Hospitais públicos do Piauí estão na lista positiva da Anvisa

hospitais publicos do Piauí na lista positiva da anvisa

Quatro hospitais públicos do estado do Piauí foram destacados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em sua lista positiva de serviços notificantes de eventos adversos assistenciais sobre segurança do paciente no Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (Notivisa). São eles: o Hospital Infantil Lucídio Portella, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA – Parnaíba) e o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM).

Segundo a Anvisa, esses quatro hospitais informaram as notificações mensalmente durante todo o ano de 2022, dentro do prazo estipulado pela agência. O monitoramento das notificações dos hospitais no NOTIVISA é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária.

Leia também:  STF acusa Google de abuso econômico contra PL das Fake News

A lista positiva é importante porque garante transparência no processo de monitoramento das ações de segurança do paciente e incentiva outros serviços a reconhecer a importância da notificação espontânea de incidentes que ocorrem durante a assistência à saúde. Além disso, é uma forma de demonstrar que o ato de notificar não deve ser associado a algo punitivo, mas sim ao reconhecimento que há campos onde melhorias podem ser desenvolvidas para melhorar a qualidade da assistência prestada e a segurança tanto dos pacientes quanto dos trabalhadores.

A diretora da DIVISA destaca que a segurança do paciente é um tema muito importante em todo o mundo atualmente, consistindo em um dos seis atributos da qualidade do cuidado. Profissionais de saúde, famílias e gestores estão todos preocupados com uma assistência segura ao paciente. No entanto, isso traz consigo o desafio de implantar e gerenciar os protocolos de segurança do paciente nas instituições. Todas as organizações prestadoras de serviços de saúde devem implantar esses protocolos para oferecer a seus clientes serviços mais seguros.

Leia também:  Novo Planeta Além de Netuno: Pesquisador Brasileiro e Japonês em Destaque

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-tem-4-hospitais-publicos-do-estado-na-lista-positiva-da-anvisa/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog