/

Piauí amplia equipes de saúde bucal em todo estado

equipes de saúde bucal no Piauí

O programa ‘Brasil Sorridente’ foi incluído na Lei Orgânica da Saúde, o que possibilitou a habilitação de 24 novas equipes de Saúde Bucal em 15 diferentes municípios do estado do Piauí, além de 15 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e uma Unidade Odontológica Móvel. Com essa medida, a população piauiense terá direito ao atendimento odontológico pelo SUS.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) ressalta que essa iniciativa garante melhorias no atendimento e cobertura dos serviços de saúde bucal para toda a população. No entanto, é importante lembrar que a habilitação das novas equipes não substitui a importância do autocuidado por parte da população, como a higienização correta e o autoexame da boca.

Câncer bucal é uma das doenças que podem ser prevenidas

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para prevenir doenças como o câncer bucal, que pode ser grave e até mesmo fatal. De acordo com dados registrados nos sistemas de informação de registros de atendimentos de neoplasias, de 2019 a 2022, foram identificados 623 casos de câncer bucal no estado do Piauí, sendo que 242 casos foram identificados em estágio avançado.

Leia também:  ESALPI ofertou mais de 13 mil consultas em 2023

Por isso, é importante fazer o diagnóstico precoce e buscar ajuda médica em caso de qualquer alteração percebida na boca, como bolhas ou manchas que não desapareçam após 15 dias. Ter um encontro com um dentista pelo menos a cada seis meses também é fundamental para prevenir problemas como o câncer bucal. É essencial cuidar da saúde bucal e tratar possíveis problemas rapidamente para evitar maiores complicações à saúde.

Sesapi discute novas habilitações do Brasil Sorridente no estado

A Sesapi realizou recentemente o 1º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Piauí, onde se discutiu a possibilidade de novas habilitações do Brasil Sorridente no estado. O evento contou com a presença da Doralice Cruz, coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e foi discutido como aumentar a cobertura odontológica na região para melhorar ainda mais o direito ao atendimento odontológico pelo SUS e garantir melhores serviços à população piauiense.

Leia também:  Caminhões da Mamografia realizam mais de 9 mil exames em um mês no Piauí
Municípios contempladosAntônio Almeida, Barras, Barro Duro, Campo Largo do Piauí, Canto do Buriti, Cocal, Dirceu Arcoverde, Lagoa do Sítio, Luís Correia, Miguel Alves, Oeiras, Picos, Pio IX, São Miguel do Fidalgo e Vera Mendes.
Benefícios adicionais15 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e uma Unidade Odontológica Móvel (UOM)
Total de equipes de eSB no estado1.324
1º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do PiauíA Sesapi realizou recentemente o evento onde se discutiu a possibilidade de novas habilitações do Brasil Sorridente no estado. O objetivo foi aumentar a cobertura odontológica na região para melhorar ainda mais o direito ao atendimento odontológico pelo SUS e garantir melhores serviços à população piauiense.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-expande-numero-de-equipes-de-saude-bucal-habilitadas-no-programa-brasil-sorridente/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog