Descrição da imagem
/

Piauí recebe medicamento Paxlovid para tratamento da Covid-19 e inicia distribuição

medicamento Paxlovid
Foto: ASCOM/PI

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), recebeu mais de 16 mil unidades do medicamento Paxlovid, indicado para casos leves e moderados de Covid-19. O remédio será distribuído para todas as gerências regionais de saúde pela Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (Duaf).

O Paxlovid é o único medicamento disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratar a Covid-19 em casos leves e moderados. A combinação dos compostos nirmatrelvir e ritonavir é administrada por via oral no tratamento da SARS-CoV-2, sendo indicada para pacientes com risco elevado de complicações, mas que não necessitam de internação ou oxigênio suplementar.

Leia também:  Piauí lidera atenção básica no SUS com cobertura de 99,9%

De acordo com Manoel Pinheiro, diretor-geral da Duaf, o medicamento será destinado às pessoas mais suscetíveis ao agravamento da doença. Pacientes adultos com Covid-19, que não estão internados mas possuem algum risco de agravamento, poderão receber gratuitamente o tratamento, independentemente do seu status vacinal.

Na primeira fase de distribuição, os grupos prioritários para receber o Paxlovid são pacientes imunocomprometidos maiores de 18 anos e pessoas acima de 65 anos, com ou sem comorbidades. Para ter acesso ao medicamento, o paciente deve comparecer a uma das gerências regionais de saúde e apresentar a prescrição médica com resultado positivo/reagente para a Covid-19.

É importante ressaltar que, mesmo com a disponibilização do Paxlovid, é fundamental que a população continue adotando outras medidas de prevenção contra a doença, como o distanciamento físico, a higienização das mãos, o uso de máscaras e, especialmente, a vacinação. Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, enfatiza que essas medidas são essenciais para evitar casos graves e óbitos.

Leia também:  Governador entrega helicóptero e 180 viaturas para polícias - Reforço na Segurança do Piauí
Medicamento Paxlovid chega ao Governo do Estado
Informações principais:
– O medicamento Paxlovid foi recebido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
– É indicado para casos leves e moderados de Covid-19.
– Será distribuído para todas as gerências regionais de saúde pela Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (Duaf).
– O Paxlovid é uma combinação dos compostos nirmatrelvir e ritonavir, administrados por via oral.
– Destinado a pacientes adultos com risco elevado de complicações, mas que não necessitam de internação ou oxigênio suplementar.
– Grupos prioritários: pacientes imunocomprometidos maiores de 18 anos e pessoas acima de 65 anos, com ou sem comorbidades.
– Acesso ao medicamento mediante prescrição médica e resultado positivo/reagente para Covid-19.
– Medidas de prevenção como distanciamento físico, higienização das mãos, uso de máscaras e vacinação continuam essenciais.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/piaui-recebe-medicamento-para-o-tratamento-da-covid-19-e-inicia-distribuicao-para-os-municipios

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog