Descrição da imagem
/

Piauí registra queda de 12,01% em homicídios dolosos em 2023

segurança publica piaui

O Piauí registrou uma queda significativa de 12,01% no número de homicídios dolosos em 2023, em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) como parte do relatório anual. A capital do estado também apresentou uma redução de 20,68% nesse tipo de crime.

A informação sobre a redução dos homicídios foi revelada durante a primeira edição do Piauí Cast, evento realizado na segunda-feira (29) e apresentado pelo governador Rafael Fonteles. O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, foi o entrevistado e discutiu a análise dos dados.

Rafael Fonteles destacou o aumento no número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados e buscas e apreensões em 2023. O governador enfatizou que o tráfico de drogas está intimamente ligado à violência no Brasil e que as apreensões realizadas ajudaram na redução das mortes violentas intencionais.

Leia também:  Novos astronautas se preparam para missão histórica na Lua

Chico Lucas afirmou que em 2024 a Secretaria da Segurança irá intensificar as políticas públicas e mapear os envolvidos com a criminalidade para identificar tanto potenciais vítimas quanto autores de homicídios. Ele também ressaltou o sucesso das operações policiais com o apoio da inteligência, tecnologia e trabalho da polícia científica do Piauí.

O governador mencionou a redução nos números de roubos e furtos de celulares, bem como a recuperação desses aparelhos. Ele explicou que é possível rastrear os celulares através do número de IMEI e que as operadoras de telefonia têm acesso a essas informações. Dessa forma, quando um aparelho é roubado e registrado como boletim de ocorrência, é possível localizá-lo e devolvê-lo ao proprietário. O governo continuará realizando a Operação Interditados e blitzen para combater essa prática criminosa.

Leia também:  Presidente Lula homologa terras indígenas na Bahia e Mato Grosso: decisão cautelosa e estratégica

Chico Lucas concluiu ressaltando que as ações de trânsito realizadas tanto na capital quanto no interior do Piauí têm contribuído para retirar de circulação pessoas envolvidas em diferentes crimes, incluindo foragidos da Justiça e indivíduos com celulares e motocicletas roubadas. No entanto, ele enfatizou que conscientizar a população e salvar vidas são as prioridades máximas das autoridades.

Notícia
O Piauí registrou uma queda significativa de 12,01% no número de homicídios dolosos em 2023, em comparação com o ano anterior.
A capital do estado também apresentou uma redução de 20,68% nesse tipo de crime.
A diminuição dos crimes pode ser atribuída à integração das Forças de Segurança e às iniciativas promovidas para gestão e ações sociais.
O número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados e buscas e apreensões aumentaram em 2023.
O tráfico de drogas está intimamente ligado à violência no Brasil e as apreensões realizadas ajudaram na redução das mortes violentas intencionais.
Em 2024, a Secretaria da Segurança irá intensificar as políticas públicas e mapear os envolvidos com a criminalidade.
O governo mencionou a redução nos números de roubos e furtos de celulares, bem como a recuperação desses aparelhos.
As ações de trânsito têm contribuído para retirar de circulação pessoas envolvidas em diferentes crimes.
Conscientizar a população e salvar vidas são as prioridades máximas das autoridades.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/governador-apresenta-analise-dos-dados-da-seguranca-publica-do-piaui-em-2023

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog