/

Piauí se Destaca como Referência Nacional na Produção de Energias Renováveis

energias renováveis

O Piauí reforçou sua posição de destaque no cenário energético brasileiro, ocupando o terceiro lugar na produção de energia eólica e fotovoltaica, segundo o relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de junho.

No que diz respeito à energia fotovoltaica, o estado possui 1,46 GW em operação na modalidade de geração centralizada, com mais 867,22 MW em construção e previsão de gerar mais 13,14 GW. Atualmente, o Piauí possui 50 empreendimentos de energia solar em operação, 27 em construção e um total de 337 empreendimentos planejados. Além disso, o estado conta com 36.419 micro e mini usinas espalhadas por 220 municípios, totalizando 365,74 MW em operação.

Os municípios de Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Floriano, João Costa, Ribeira do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São João do Piauí e Teresina se destacam na geração de energia fotovoltaica. Já no segmento da energia eólica, o Piauí fica atrás apenas do Rio Grande do Norte e da Bahia, estando à frente de estados como Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Santa Catarina. A capacidade de produção atual do Piauí é de 3,5 GW em operação, com mais 746,10 MW em construção e previsão de produzir 2,5 GW.

Leia também:  Piauí Saúde Digital: 221 municípios aderem à revolução da telessaúde

Essas conquistas são resultados da combinação favorável de recursos naturais disponíveis no estado e de investimentos estratégicos aliados a políticas públicas eficientes. A energia gerada a partir dos ventos e da luz solar tem se mostrado fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer), Paula Jeanne, destaca que o Piauí tem investido estrategicamente na expansão da geração de energia limpa. Ela ressalta a importância desse marco para o estado e enfatiza o potencial das fontes renováveis para impulsionar a economia regional e preservar o meio ambiente.

As condições geográficas favoráveis, aliadas aos investimentos em infraestrutura e ações de incentivo, têm atraído grandes empreendimentos eólicos e fotovoltaicos para o estado. Os parques de energia eólica espalhados pelo território piauiense, assim como as usinas solares, têm contribuído significativamente para o suprimento energético do país.

Leia também:  SEMDEC e UESPI firmam intenções para a criação do observatório do turismo

Com esses resultados, o Piauí se firma como um líder na geração de energia limpa, posicionando-se como uma referência nacional no setor e consolidando sua posição de destaque no cenário energético brasileiro.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-e-terceiro-do-brasil-na-producao-de-energias-renovaveis-eolica-e-solar/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog