/

Relembre os Apagões que Assolaram o Brasil nas Últimas Décadas

apagões

Esse evento é mais um dos casos de falta de energia que tem ocorrido no país ao longo das últimas décadas. Os apagões podem ser causados tanto pela falta de geração de energia quanto por falhas na sua transmissão.

No caso específico deste apagão, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados das regiões Norte e Nordeste, afetando também os estados do Sudeste. A interrupção se deu por causa da abertura da interligação entre as regiões Norte e Sudeste às 8h31 e ainda estão sendo investigadas as causas desse incidente.

Em 2018, houve uma queda de energia que afetou todos os estados do Nordeste, com maior impacto nos estados do Maranhão e Tocantins, além de causar problemas parciais em outros estados da região. Nesse caso, uma perturbação provocou o desligamento de cerca de 18.000MW, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN.

Em 2015, um apagão atingiu onze estados brasileiros e o Distrito Federal. Esse incidente ocorreu por causa do alto consumo, falhas nas linhas de transmissão e produção no limite. A Região Sul do país foi a mais impactada nesse apagão.

Leia também:  Comissão do Senado Apresenta Relatório Final do Novo Código Civil: Mudanças e Atualizações

No ano de 2013, todos os estados do Nordeste enfrentaram um apagão devido a uma queimada no Piauí. Esse blecaute causou o desligamento de duas linhas de transmissão e resultou em um corte de carga de 10.900 megawatts.

Em 2012, a região Nordeste também enfrentou dois apagões, um em setembro e outro em outubro. Esses eventos foram causados por problemas nas interligações entre as regiões Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste.

Em 2011, um apagão atingiu parte do Nordeste brasileiro devido a problemas em uma linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Três usinas tiveram que ser desarmadas nesse episódio.

Em 2010, ocorreu um apagão parcial em todos os estados do Nordeste durante cerca de 40 minutos. As causas foram relacionadas à interrupção no fornecimento de energia elétrica do Sudeste para o Nordeste.

Leia também:  Vacinação da dengue terá público prioritário de crianças e jovens de 6 a 16 anos

No ano de 2009, houve diversos apagões nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do país provocados por problemas nas linhas de transmissão. O maior incidente ocorreu em novembro, quando 20 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia por até sete horas.

Outros casos relevantes incluem o apagão que afetou bairros de São Paulo em março de 2008, causado por uma falha na subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP); o apagão de 2005 que atingiu os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais devido a uma falha humana na operação do sistema elétrico; e a crise energética que o país enfrentou em 2001/2002, marcada pelo racionamento voluntário de energia.

Os apagões são eventos indesejáveis que causam transtornos para a população e geralmente estão associados a problemas na geração ou transmissão de energia elétrica.

É necessário investir em infraestrutura e manutenção para evitar esses incidentes, garantindo um fornecimento estável e confiável de energia para o país.

DataDescriçãoImpacto
15 de agosto de 2021Apagão em 25 estados e no Distrito Federal16 mil MW de carga interrompida
2018Queda de energia no Nordeste18.000 MW desligados
2015Apagão em onze estados e no Distrito FederalRegião Sul mais impactada
2013Apagão no Nordeste10.900 MW de carga cortada
2012Dois apagões no NordesteProblemas nas interligações entre regiões
2011Apagão no NordesteDesligamento de três usinas
2010Apagão parcial no NordesteInterrupção no fornecimento de energia
2009Apagões no Centro-Oeste e Nordeste20 estados sem energia por até 7 horas
2008Apagão em bairros de São PauloFalha na subestação da CTEEP
2005Apagão no Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas GeraisFalha humana na operação do sistema elétrico
2001/2002Crise energética com racionamento voluntárioImpacto nacional

Com informações de https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/08/15/ultimos-apagoes-no-brasil.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog