O ESALPI – Espaço de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina (PI), oferece atendimento eletivo de média complexidade e realização de exames de baixa, média e alta complexidades, onde os servidores, pensionistas e dependentes do Legislativo podem fazer o acompanhamento de problemas de saúde sem risco iminente à vida. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h, exceto feriados.
O fluxo de atendimento é realizado pela ALEPI – Assembleia Legislativa do Piauí, onde, no caso da primeira consulta ou exame especializado, o usuário deve comparecer presencialmente no Legislativo e solicitar o agendamento com a equipe responsável por essa demanda.
Após a verificação de disponibilidade de vaga, a ESALPI comunica a equipe da ALEPI responsável pela solicitação, que, por sua vez, entra em contato com o usuário via telefone informando a data e hora do atendimento. Ou seja, a ida ao ESALPI ocorre somente quando a ALEPI confirma o agendamento.
E no dia do atendimento, o paciente deve apresentar os documentos pessoais. Portanto, antes seguir para o ESALPI, o usuário deve reunir:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);
- CPF
Quando procurar atendimento no ESALPI?
Reconhecido pela excelência dos serviços prestados, pontualidade e assistência humanizada, o Espaço de Saúde está localizado na Zona Leste de Teresina, capital piauiense, e funciona em regime ambulatorial. Conta com salas amplas, equipamentos modernos e 7 consultórios, onde os usuários têm acesso a mais de 15 especialidades e 20 tipos de exames.
O local pertence à ALEP, sendo gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde maio de 2023. Todos os atendimentos realizados são públicos e gratuitos para os servidores, pensionistas e dependentes do Legislativo.
São consultas e exames realizados pelo ESALPI:
- Cardiologia;
- Cintilografia;
- Clínica Médica;
- Densitometria óssea;
- Dermatologia;
- Ecocardiograma;
- Eletrocardiograma;
- Endocrinologia;
- Exames laboratoriais, de imagem e oftalmológicos;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Geriatria;
- Ginecologia;
- Mamografia;
- Medicina do Trabalho;
- Neurologia;
- Nutrição;
- Nutrologia;
- Odontologia;
- Oftalmologia;
- Otorrinolaringologia;
- Ortopedia;
- Pediatria;
- Psicologia Clínica;
- Raio-X;
- Ressonância magnética;
- Teste ergométrico (esteira);
- Tomografia;
- Ultrassonografia;
- Urologia
Se o usuário apresentar sintomas como febre, vômito, diarréia ou falta de ar, sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.