/

Sasc leva cursos e orientação para comunidades tradicionais/originárias do Piauí

comunidades tradicionais do piaui
Foto: ASCOM/PI

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu uma série de atividades voltadas para as Comunidades Tradicionais/Originárias (Quilombola, Terreiros, Indígenas), com o objetivo de capacitar e orientar os participantes. O Curso de Elaboração de Projetos Sociais e a Oficina do APP “Eu Creio” foram realizados entre os dias 26 e 31 de julho.

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, ressaltou a importância da iniciativa ao afirmar que os gestores e técnicos da Sasc levaram conhecimento e motivação para as comunidades. Segundo ela: “Temos que adubar e regar nossas comunidades, assim, mais tarde teremos uma colheita de bons frutos”.

As atividades ocorreram em diferentes municípios do estado do Piauí. No Território dos Cocais, a oficina foi realizada nos dias 26 e 27 de julho, na cidade de Batalha, que fica a 165 km de Teresina. Cerca de 38 lideranças locais das comunidades Manga, Yus, Estreito e Carnaúba Amarela estiveram presentes.

Leia também:  Polícia Militar forma 350 novos soldados para reforçar a segurança no Piauí

Já nos dias 28 e 29, o curso foi ministrado para os moradores das comunidades de Curralinhos, Vereda dos Anacletos, Olho D’água dos Negros, Fortaleza IV, Capoeira Raízes do Brasil, Tenda Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizadas no município de Esperantina, a 189 km da capital. Aproximadamente 20 lideranças participaram dessa capacitação.

Nos últimos dois dias do evento, nos dias 30 e 31 de julho, a equipe da Sasc esteve no município de Campo Largo, que fica a 211 km de Teresina. Durante esses dias, a oficina foi oferecida para os moradores das comunidades Quilombolas Vila São Francisco, Vila Carolina, Vila São João Buriti, Vila São Bernardo e Terreiro da Umbanda. Um total de 30 lideranças participaram dessa capacitação.

A iniciativa contou com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, além das Associações das Comunidades Quilombolas. Essa parceria evidencia o comprometimento do poder público em promover ações que visam beneficiar as comunidades tradicionais e originárias.

Leia também:  7,3 milhões de brasileiros tem dinheiro esquecido para resgate pelo Banco Central

Essas atividades representam um importante passo na valorização dessas comunidades e no fortalecimento de suas identidades culturais. A capacitação oferecida pela Sasc proporciona conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de projetos sociais voltados para as demandas específicas dessas populações. É uma maneira de garantir que essas comunidades tenham acesso às mesmas oportunidades e condições de vida digna que são desfrutadas pelo restante da sociedade.

A realização dessa série de atividades demonstra a preocupação do Governo do Estado em promover a igualdade e a inclusão, garantindo que todos os cidadãos tenham seus direitos respeitados e que recebam o apoio necessário para se desenvolverem plenamente. O compromisso da Sasc em atender às necessidades desse público específico é louvável e merece destaque. O sucesso dessas iniciativas certamente terá reflexos positivos no futuro dessas comunidades, resultando em uma sociedade mais justa e equitativa.

DataLocalParticipantes
26-27 de julhoBatalha38 lideranças das comunidades Manga, Yus, Estreito e Carnaúba Amarela
28-29 de julhoEsperantina20 lideranças das comunidades Curralinhos, Vereda dos Anacletos, Olho D’água dos Negros, Fortaleza IV, Capoeira Raízes do Brasil, Tenda Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Trabalhadores Rurais
30-31 de julhoCampo Largo30 lideranças das comunidades Quilombolas Vila São Francisco, Vila Carolina, Vila São João Buriti, Vila São Bernardo e Terreiro da Umbanda

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/sasc-leva-cursos-e-orientacao-para-comunidades-tradicionais-do-piaui/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog