/

Teatro 4 de Setembro: Endereço, Contato e Muito Mais

Teatro 4 de Setembro: descubra tudo sobre esse local!
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

O Teatro 4 de Setembro é um ícone centenário de Teresina e patrimônio histórico do estado do Piauí com sua arquitetura baseada em construções históricas portuguesas e greco-romanas.

Localizado na Praça Pedro II, o teatro compõe o cenário histórico da parte central da cidade, junto com o Palácio de Karnak e a Igreja São Benedito. 

Quer saber tudo sobre o Teatro 4 de Setembro? A Revista Meu Piauí te conta! 

Teatro 4 de Setembro

  • Contato: (86) 98800-7100 Endereço: Praça Pedro II, 14, Centro Sul. 
  • Horário de Funcionamento: O horário administrativo da Casa funciona das 07h30 às 13h30. O horário de funcionamento para montagens, ensaios e apresentação de espetáculos é das 14 horas às 22 horas. 
  • Estacionamento: Não.

O que é o Teatro 4 de setembro?

O Teatro 4 de setembro é um patrimônio histórico do Estado do Piauí, centenário que conta com 600 lugares e uma estrutura moderna, que contrasta com sua história. Além disso, o espaço contém equipamento de luz e som capazes de proporcionar uma experiência sem igual para quem vai assistir às peças e eventos lá apresentados.

O diretor do Teatro, Sr. João Vasconcelos, fala sobre a importância do teatro para Teresina:

“A importância do Complexo Cultural para a capital é inestimável. É a maior casa de espetáculos do estado, com histórico de 128 anos e concorrendo aos 129, em que sempre esteve à frente e em vanguarda de receber espetáculos locais, nacionais e internacionais, com a mesma qualidade de atendimento a artistas e companhias artísticas culturais das mais diversas linguagens. A cidade não pode prescindir da importância do Complexo, nem sobreviver à urgência e emergência do artístico manifestado que precisa da Casa de espetáculos para fazer-se demonstrar como produção cultural brasileira.”

Ele também explica que há mais de 20 anos o Complexo sempre recebe oficinas de formação e diálogos estéticos e de linguagens do mais diverso das linguagens artísticas. A contar nos anos 80, quando ainda não havia a Escola de Dança do Estado “Lenir Argento”, como instituição que hoje se define por si mesma.

Leia também:  Parque Nova Potycabana: horários e atividades do local!

O Theatro 4 de Setembro tinha um Grupo de Balé e o Balé Popular do Estado funcionando dentro do Complexo. As oficinas dramáticas, sejam solicitadas por artistas ou companhias de teatro para existirem na Casa, como práticas de formação ou residência, antecederam os criados Núcleo de Teatro do Theatro 4 de Setembro e Oficina Permanente de Teatro do 4 de Setembro, posteriormente batizada de Oficina Permanente de Teatro “Procópio Ferreira” que tiveram vida útil por mais de uma década.

Atualmente, está instalado na Casa o Núcleo de Estudos Dramáticos – Oficina de Teatro/Interpretação, tendo à frente a atriz e diretora de teatro Lari Salles, funcionando duas vezes por semana [quarta e sexta-feira] das 15h às 17h30, na Sala de Oficinas do Theatro 4 de Setembro. 

Existe, há mais de 5 anos, um projeto mantido pela Secult-PI e tendo à frente a dramaturga e jornalista Isis Baião. A Oficina de Dramaturgia Novos Autores [textos Monólogos e Diálogos] que sempre finaliza com as montagens dos novos textos e apresentação dentro da agenda de Mostra de Resultados da Oficina de Novos Autores.

As oficinas oferecidas à comunidade e mantidas pela Secult-PI são gratuitas e seguem a demanda da sociedade, afirma o diretor.

História do Teatro 4 de Setembro

A ideia da construção da casa de espetáculos veio de um grupo de damas seletas e distintas senhoras da época, que estavam muito bem relacionadas na capital do estado e pleitearam a sua construção. No mesmo grupo, estava a primeira dama do Estado do Piauí, o que alavancou ainda mais o investimento no teatro.

A sorte sorriu mais uma vez para o Teatro 4 de setembro, que além de todo o investimento e benefício, recebeu uma localização prestigiada, na praça Aquidabã, hoje Praça Pedro II, e após 5 anos em construção, no dia 21 de abril de 1894, o teatro foi inaugurado.

O teatro, que apresenta, em sua parte interna, uma majestosa cor vermelha, é um patrimônio tombado pelo governo piauiense desde o ano de 2022. É também referido como o símbolo arquitetônico por excelência e importância histórica.

Leia também:  Governador autoriza nova linha do Metrô de Teresina para ampliação do serviço

O teatro segue com apresentações teatrais, apresentações de humor, eventos culturais e como um núcleo vivo da cultura e da arte piauiense, e também agrega o Complexo Cultural Clube dos Diários.

Teatro 4 de Setembro: descubra tudo sobre esse local!
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Por que o Teatro 4 de Setembro recebeu esse nome?

Um fato curioso é a origem do nome do Teatro 4 de setembro, que gera um pouco de confusão. Não é raro encontrar alguém que confunda este nome com a data de inauguração do teatro. No entanto, isso é falso, já que o nome é uma referência à data em que o teatro começou a ser construído.

Qual o endereço do teatro?

O Teatro 4 de setembro está localizado em uma posição topográfica privilegiada de Teresina, na Praça Pedro II, 14, Centro Sul, Teresina – PI.

Contato

Se você deseja entrar em contato para ficar de olho em novas atrações, se informar a respeito de outros aspectos do teatro ou simplesmente falar com a administração, é bastante simples.

Entre as variadas formas de entrar em contato com o Teatro 4 de setembro, você pode utilizar as seguintes opções:

  • Telefone: (86) 98800-7100;
  • Redes sociais: no Instagram oficial do Teatro 4 de setembro, você pode conferir as atrações e novidades do teatro e enviar mensagens para o responsável pela página;
  • E-mail: [email protected]

Entrando em contato com o teatro, você pode se informar a respeito das atrações, falar com os responsáveis e tirar dúvidas diversas.

Quantos anos tem o Teatro 4 de Setembro?

O Teatro 4 de setembro já tem 129 anos. A construção continua, devido aos esforços públicos, sendo um teatro majestoso. 

Se você for até Teresina, não deixe de visitar o Teatro 4 de setembro e ter uma experiência completa e definitiva do teatro piauiense, prestigiando as apresentações realizadas no local. Uma experiência que vale a pena!

Deixe sua opinião ou feedback nos comentários abaixo, caso tenha visitado o teatro ou queira compartilhar alguma experiência relacionada.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog