Trump, ex-presidente dos EUA, pode ser preso hoje

ex-presidente donald trump pode ser preso nos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que será preso nesta terça-feira (21/3) por acusações decorrentes de uma investigação sobre um pagamento de US$ 130 mil à estrela pornô Stormy Daniels em 2016. Se for preso, ele seria o primeiro ex-presidente a enfrentar acusações criminais na história do país.

Em 2016, a atriz e diretora Stormy Daniels ofereceu aos meios de comunicação uma entrevista na qual relatava ter tido um caso com Trump em 2006. A equipe do ex-presidente tomou conhecimento da oferta e o advogado Michael Cohen pagou US$ 130 mil à Daniels para que ela desistisse do relato. No entanto, quando Trump reembolsou Cohen, esse pagamento foi registrado como honorários advocatícios.

Os promotores dizem que isso equivale a falsificação de registros comerciais de Trump, o que é um delito criminal em Nova York. Há também uma possível violação da lei eleitoral, já que a tentativa de ocultar um pagamento teve como objetivo esconder dos eleitores o caso entre Trump e a atriz.

Leia também:  Defesa Civil e Fundação Nossa Senhora da Paz unidas por uma Teresina mais segura

A decisão sobre a acusação contra Trump está nas mãos do promotor Alvin Bragg. A defesa minimizou os rumores do indiciamento anunciado em breve e mencionaram a data desta terça-feira baseados em reportagens da mídia. Michael Cohen e Robert Costello devem prestar depoimento na segunda-feira (20/3).

Caso seja preso, será um evento histórico que certamente irá atrair muita atenção e preocupações em relação à segurança envolvidas, mas ainda não é possível saber como essa prisão seria efetuada ou quais restrições serão impostas pela justiça ao réu. Especialistas jurídicos preveem que uma multa seja o mais provável.

Porém, há especulações sobre possíveis protestos organizados pelos apoiadores de Trump – o ex-presidente fez repetidos apelos para grandes manifestações através das suas redes sociais. Alguns temem uma repetição do ocorrido no Capitólio dos Estados Unidos durante o governo anterior.

Leia também:  Revolucionário Sensor Portátil Eleva Padrão de Qualidade na Soja

A formalização de uma acusação ou mesmo uma condenação criminal não impediria Trump de continuar sua campanha presidencial – inclusive é possível se candidatar mesmo estando na prisão – mas possivelmente irá afetar sua popularidade num momento delicado para os republicanos, reforçando divisões já presentes no sistema político americano.

Com informações de https://www.bbc.com/portuguese/articles/c515mpg5dgpo

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog