Vacinação contra Mpox em grupos de risco começou nesta segunda (13/03)

Calendário de vacinação mpox no brasil

Desde segunda-feira (13), o Brasil iniciou a campanha de vacinação contra a doença anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”, agora chamada de MPX. O objetivo é imunizar pessoas contra o vírus MPX, transmitido por animais e que pode ser letal em certas circunstâncias. A campanha irá se concentrar nos grupos de risco para as formas graves da doença e em profissionais de laboratórios.

A doença do MPX é uma enfermidade viral que causa lesões na pele e pode levar à morte. Embora seja relativamente rara, a infecção pode ser grave em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos ou em casos mais avançados da doença.

A vacinação será realizada em todo o país, com a distribuição das doses ocorrendo gradualmente ao longo dos próximos meses. Os grupos prioritários para receber a vacina serão aqueles que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença, incluindo pessoas que trabalham com animais silvestres, profissionais que lidam com amostras biológicas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Leia também:  Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí: Conscientização e Prevenção de Desastres

Os sintomas iniciais do MPX incluem febre, dor muscular e mal estar geral. À medida que a doença progride, podem surgir lesões na pele semelhantes às observadas na catapora ou na varicela zóster. Em casos graves, os pacientes podem apresentar insuficiência renal ou hepática e até mesmo convulsões.

O Brasil tem 47 mil doses disponíveis da vacina. Com base nas informações disponíveis sobre a segurança e eficácia da vacina do MPX, espera-se que ela ajude a prevenir novos surtos da infecção no futuro. No entanto, como acontece com qualquer nova intervenção médica, é importante monitorar cuidadosamente os resultados da vacinação para garantir sua segurança e eficácia contínuas.

A campanha nacional de vacinação contra o MPX será realizada em todo o país, com a distribuição das doses ocorrendo gradualmente ao longo dos próximos meses.

Leia também:  Piauí é destaque nacional na abertura de empresas com menos burocracia

Com informações de https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/13/mpox-brasil-comeca-a-aplicar-vacina-contra-doenca-nesta-segunda-13-saiba-quem-podera-tomar.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog