/

Virada Cultural Universitária acontece domingo (09/07) no Parque da Cidadania

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento Contra as Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL-PI), realizará, neste final de semana, as atividades da “Virada Cultural Universitária”, projeto-piloto que visa à promoção da arte e manifestações culturais locais. O evento ocorrerá no domingo, dia 09, no Parque da Cidadania, Centro de Teresina.

O público que comparecer ao local poderá acompanhar exposições, apresentações musicais e participar de feiras e oficinas.

As atividades terão início às 9h e finalizarão às 22h. “O evento será aberto ao público de todas as idades da população de Teresina. Estima-se que cerca de 1.000 pessoas passem pelo evento”, destacou a CENDFOL.

Programação

O evento será aberto e livre para todas as faixas etárias. As atividades serão realizadas e distribuídas da seguinte maneira:

  • 8:30 às 20:00 Exposição Rotas de Cura Pedimos licença aos mais velhos e aos mais novos para construirmos nossas Rotas de Cura. Refazer caminhos de cura ancestral, através da representação do saber-fazer tranças e penteados. Saberes que, ao mesmo tempo, são bênçãos, passadas de tempos em tempos pelas mais velhas e que se perpetuam. Elementos, entre penteados e adornos, que nos enfeitam e carregam a nossa história, nos fazem imaginar e sonhar futuro e passado. Estão presentes nos nossos cabelos e oris, nas nossas roupas e nos nossos corpos, nas nossas práticas e vivências. Nunca são apenas sobre estética. 
  • 14 às 17h – Feira do Gato Feira feita/organizada pelos estudantes de Artes Visuais da UFPI para vender e expor suas produções. 
  • 14h às 17h – Café com desenho As atividades serão com modelo vivo em 3 sessões com variações e uma ambientação criativa. Os participantes deverão trazer seus materiais de preferência. 
  • 14 às 17h – Palco aberto Espaço para que artistas, músicos, poetas, comediantes ou qualquer pessoa interessada em se apresentar, tenha a oportunidade de mostrar seu talento diante do público. 
  • 15:00 às 17:00 – Oficina de Lambe-Lambe O cartaz lambe-lambe também conhecido por pôster lambe-lambe (em sua utilização artística) tem em sua singularidade o emprego da cola ou grude (cola artesanal). 
  • 15:00 às 17:00 – Oficina Corpo e Memória A oficina pretende investigar as possibilidades para o teatro e as artes do corpo, utilizando a memória como mote ou fio condutor na criação artística, além de mapear territórios para o corpo ocupar.
  • 15h às 17h – Bate-papo literário Com Luiza Cantanhêde (“Palafitas“, “Amanhã, serei uma flor insana” e “Pequeno ensaio amoroso”) e Zidane de Menezes (“Um Lugar para os Malditos“). O bate-papo, que será mediado pelo escritor, produtor e gestor cultural Noé Filho, abordando as produções literárias e as suas vivências enquanto escritores. 
Leia também:  Aluno da Rede Municipal de Teresina conquista prata no Campeonato Pan-Americano de Judô

Atrações musicais 

  • Dj Hiperbolar (18h as 19h) 
  • Florais da Terra Quente (19h as 20h) 
  • Validuaté (20h30 as 22h)

Yngla, cantora e compositora da banda Florais da Terra Quente deixa o convite para todos irem ao parque esse domingo

“eu queria convidar todos vocês para um evento maravilhoso que acontecerá no próximo domingo, dia 9, no Parque da Cidadania. O evento contará com exposições, bate-papo literário, palco aberto e muitas outras coisas maravilhosas. Além disso, teremos uma estoca às 19h. Sem falar das outras atrações, como o DJ Hiperbola e a banda Valeduaté. Estamos muito animados para esse evento, porque, além da música, terão inúmeros espaços para todos aproveitarem. E o melhor de tudo, é aberto ao público.”

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog