Descrição da imagem
/

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

vacina que previne bronquiolite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a permissão para o registro da vacina Abrysvo, desenvolvida pela Pfizer, com o objetivo de combater o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. A resolução oficial foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira.

Vacinação em gestantes e idosos

A bronquiolite, uma condição inflamatória que afeta os brônquios, é uma grande preocupação, especialmente em crianças e bebês. A vacina Abrysvo é recomendada para prevenir problemas respiratórios em crianças desde o nascimento até os seis meses de vida, por meio da imunização ativa em gestantes. A aplicação do imunizante é realizada nas mães durante a gravidez para proteger os recém-nascidos, não sendo administrada diretamente nos bebês.

Leia também:  Justiça obriga Uber a contratar motoristas pela CLT e pagar R$1 bi em danos morais

A dose também foi autorizada para pessoas com 60 anos ou mais, já que essa faixa etária é considerada de risco para complicações relacionadas à doença. A vacina, classificada como bivalente, é composta por dois antígenos da proteína F do VSR e é administrada por via intramuscular em dose única durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

A Anvisa alertou que, como qualquer medicamento, a vacina Abrysvo pode apresentar alguns efeitos colaterais, como dor no local da aplicação, dor de cabeça e dor muscular. No entanto, ressaltou que as evidências disponíveis demonstraram claramente que os benefícios desta vacina superam quaisquer riscos potenciais.

Anteriormente, a Anvisa havia autorizado o registro de outra vacina chamada Arexvy, produzida pela GlaxoSmithKline e destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, com indicação restrita à população acima dos 60 anos.

Leia também:  INSS convoca mais de 4,3 milhões de beneficiários para prova de vida anual
Notícia:Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza registro da vacina Abrysvo da Pfizer
Objetivo:Combater o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite
Público-alvo:Crianças desde o nascimento até os seis meses e gestantes para proteção dos recém-nascidos, além de pessoas com 60 anos ou mais
Composição:Vacina bivalente com dois antígenos da proteína F do VSR
Administração:Aplicação por via intramuscular em dose única durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação
Efeitos colaterais:Dor no local da aplicação, dor de cabeça e dor muscular

Com informações de https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-04/anvisa-autoriza-registro-de-vacina-que-previne-bronquiolite-em-bebes

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog