/

Bolsonaro enfrenta problemas judiciais desde joias a eleições

Bolsonaro enfrenta problemas judiciais desde joias a eleições

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma série de inquéritos e processos em diferentes instâncias do Poder Judiciário. Entre as investigações, estão as joias dadas pelo governo da Arábia Saudita a ele e sua esposa, além de ações redirecionadas à primeira instância do STF. Bolsonaro retornou ao Brasil após três meses morando nos Estados Unidos e deixou o país dois dias antes do fim de seu mandato sem entregar a faixa presidencial ao seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As joias dadas pelo governo da Arábia Saudita a Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, foram retidas na alfândega por não serem declaradas pelo assessor de um ministro. O Ministério da Justiça abriu uma investigação para apurar se houve ilegalidade no caso.

Bolsonaro responde a pelo menos oito ações redirecionadas à primeira instância do STF, incluindo pronunciamentos feitos nas celebrações do 7 de Setembro de 2021 e ataques a ministros do Supremo como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Leia também:  BB e Caixa anunciam redução de juros após corte na Selic; confira as mudanças

No STF, Bolsonaro é alvo de pelo menos seis inquéritos em fase de investigação. Em um desses casos, ele é investigado por seus ataques às urnas eletrônicas nos últimos anos e por suposta atuação em uma milícia digital cujo objetivo seria atentar contra a democracia. Bolsonaro também é investigado no inquérito que apura a responsabilidade pela ação de milhares de pessoas que invadiram as sedes dos Três Poderes no início deste ano.

Segundo suas redes sociais, Bolsonaro sempre afirmou estar dentro das quatro linhas da Constituição e nega irregularidades no caso das joias, além de negar envolvimento com os atos de 8 de janeiro. O advogado de Bolsonaro nos inquéritos que tramitam na primeira instância e STF é responsável por defendê-lo em todos os processos judiciais que enfrenta. É esperado que Bolsonaro tenha um intenso embate com a Justiça brasileira pelos processos abertos contra ele.

Leia também:  Em 2024, mulheres deverão ocupar 50% dos cargos nos tribunais
Notícia: O ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao Brasil após três meses morando nos Estados Unidos.
Investigações:
  • Joias dadas pelo governo da Arábia Saudita a ele e sua esposa
  • Pronunciamentos feitos nas celebrações do 7 de Setembro de 2021
  • Ataques a ministros do Supremo como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes
  • Atuação em uma milícia digital que teria como objetivo atentar contra a democracia
  • Responsabilidade pela ação de milhares de pessoas que invadiram as sedes dos Três Poderes no início deste ano
Defesa: O advogado de Bolsonaro nos inquéritos que tramitam na primeira instância e STF é responsável por defendê-lo em todos os processos judiciais que enfrenta.

Com informações de https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx9xn81zzjyo

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog