/

Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro

Abono salarial da caixa

A partir desta quinta-feira (15), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão liberando o abono salarial ano-base 2021 para trabalhadores que estão inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e nasceram em setembro ou outubro.

O benefício, no valor de até um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores que estão inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos e trabalharam formalmente por pelo menos trinta dias em 2021, recebendo remuneração média mensal de até dois salários mínimos. O pagamento seguirá até 17 de julho, conforme a ordem dos meses de nascimento dos beneficiários.

Liberação do dinheiro estará disponível até dezembro

O dinheiro estará disponível para saque até o dia 28 de dezembro deste ano. Após essa data, o dinheiro volta para a conta do governo. Até o dia 6 de junho, já haviam sido sacados R$15,82 bilhões por mais de 15 milhões de trabalhadores. Em todo país, cerca de 22 milhões de pessoas têm direito ao benefício.

Leia também:  Em 60% dos municípios do Piauí não foram registradas mortes violentas intencionais neste ano

Para quem tem conta na Caixa Econômica Federal, o benefício será creditado automaticamente na conta bancária. Os demais beneficiários receberão através da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem ou nas agências lotéricas, Caixa Aqui ou em terminais de autoatendimento, sempre seguindo o calendário de pagamento.

Perdeu o prazo para sacar o abono em 2020?

Quem perdeu o prazo para sacar o abono do PIS/Pasep de 2020 ainda poderá fazê-lo se solicitar um recurso administrativo ao Ministério do Trabalho. Os valores que não foram sacados estavam disponíveis até 29 de dezembro do ano passado e cerca de 400 mil trabalhadores podem solicitá-lo.

Leia também:  Projeto de Lei proíbe demissão de mulher em situação de violência

O recurso administrativo pode ser solicitado presencialmente em qualquer unidade do Ministério do Trabalho ou pela internet através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível fazer o pedido por telefone na Central Alô Trabalhador pelo número 158, sendo das 7h às 19h e gratuito para telefones fixos, cobrado para celulares.

A liberação do abono salarial é uma boa notícia para os trabalhadores registrados. Além disso, quem perdeu a oportunidade de sacar o abono em 2020 ainda pode fazer isso ao solicitar um recurso administrativo ao Ministério do Trabalho.

O que é:Abono salarial ano-base 2021 para trabalhadores registrados
Beneficiários:Trabalhadores inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos e com remuneração média mensal de até 2 salários mínimos
Valor:Até um salário mínimo
Calendário de pagamento:De setembro a outubro de 2023, seguindo a ordem dos meses de nascimento dos beneficiários
Forma de recebimento:Automático para quem tem conta na Caixa Econômica Federal; demais beneficiários receberão através da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem ou nas agências lotéricas, Caixa Aqui ou em terminais de autoatendimento
Prazo para saque:Até 28 de dezembro de 2023
Recursos não sacados:Cerca de 400 mil trabalhadores podem solicitar ao Ministério do Trabalho através de recurso administrativo

Com informações de https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-06/caixa-libera-abono-salarial-para-nascidos-em-setembro-e-outubro

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog