Descrição da imagem
/

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2024: Novidades e Informações Importantes

Vacinação Contra a Gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2024 iniciou em diversos estados do Brasil no dia 25 de março, como uma medida antecipada frente à circulação precoce dos vírus respiratórios. O Distrito Federal e São Paulo saíram na frente, iniciando a vacinação dias antes. A região Norte do Brasil possui um calendário diferenciado por conta do “Inverno Amazônico”, que influencia o período da imunização.

Grupos prioritários têm acesso às doses desde o início, como crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e professores. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez precisam tomar duas doses, com um mês de intervalo.

A população em geral pode se vacinar tanto pelo SUS quanto pela rede privada. Em 2024, a versão oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra três cepas de vírus influenza em circulação. Já na rede privada, existem versões quadrivalentes disponíveis. A fabricação das vacinas segue as recomendações da OMS para garantir eficácia contra os principais tipos de vírus em circulação.

Leia também:  Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí

A aplicação da vacina é segura e feita com vírus inativados, sem capacidade de causar a doença. Não há contraindicações para seu uso e é possível tomá-la junto com outras vacinas do calendário nacional de imunização. Eventuais sintomas gripais após a aplicação costumam ser leves e passageiros.

O calendário oficial da campanha vai até 31 de maio, exceto para a região Norte que segue um cronograma específico. O Dia D de Vacinação está previsto para 13 de abril, sábado escolhido como data prioritária para intensificar as ações. A flexibilidade está nas mãos das secretarias municipais que podem definir outro dia conveniente.

Com o aumento da conscientização sobre a importância da imunização contra a gripe, espera-se que mais brasileiros se protejam da doença para reduzir os impactos negativos associados à sazonalidade do vírus influenza.

Leia também:  Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa inaugura novo prédio com 20 especialidades e 293 leitos
Resumo da Notícia 
Início da campanha25 de março de 2024
Grupos prioritáriosCrianças, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, professores
Tipos de vacinaSUS: trivalente / Rede privada: quadrivalente
Calendário oficialAté 31 de maio (exceto região Norte)
Dia D de Vacinação13 de abril

Com informações de https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-gripe-2024-o-que-muda-e-mais-informacoes-sobre-o-imunizante

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog