/

Passe Livre em Teresina: Saiba como emitir o seu

Passe Livre em Teresina: Saiba como emitir o seu

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está orientando os beneficiários do Passe Livre Municipal, idosos e pessoas com deficiência a procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Teresina possui 19 unidades de CRAS localizadas estrategicamente nas zonas da capital.

Teresina oferece Passe Livre Municipal para idosos e pessoas com deficiência

A emissão do Passe Livre Municipal ocorre em duas etapas: na primeira, o beneficiário deve entregar a documentação necessária à unidade do CRAS e, neste momento, será agendada a emissão do documento; na segunda etapa, o beneficiário deve comparecer ao Núcleo da Cidadania da Semcaspi, munido do agendamento, para obter o cartão.

Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, explicou que a emissão deste benefício é um direito concedido aos idosos com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência. Ele ressalta que a meta é aumentar cada vez mais o número de adesões ao benefício além de melhorar o atendimento do Passe Livre.

Leia também:  HUT é destaque na captação de órgãos e tecidos para transplantes no Piauí

O diretor da divisão de Cidadania da Semcaspi, Francisco Barbosa, destaca que todas as solicitações e entrega de documentação são realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social. É importante lembrar que para ter direito ao passe livre municipal o interessado precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, para as pessoas com deficiência é necessário apresentar um laudo médico descrevendo as limitações físicas.

Por fim, Maria Rosa da Costa demonstra a importância deste benefício para os idosos. Ela mencionou que é a terceira vez que renova seu passe e salientou a dificuldade financeira enfrentada pelos aposentados no Brasil.

É importante lembrar que para obter o passe livre é necessário apresentar documentação obrigatória que comprove a residência, além do RG e CPF. Pessoas com deficiência também precisam apresentar laudo médico. A Semcaspi busca melhorar cada vez mais o atendimento do benefício, e espera-se uma maior adesão dos interessados, garantindo acesso gratuito aos transportes públicos em Teresina.

Leia também:  Desenrola Brasil: 2ª fase surpreende com descontos de R$ 126 bi, diz Haddad
Benefício Passe Livre Municipal
Público-alvo Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência
Documentos necessários RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico para pessoas com deficiência
Emissão do benefício Realizada em duas etapas: entrega da documentação no CRAS e retirada do cartão no Núcleo da Cidadania da Semcaspi
Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) 19 unidades estratégicas localizadas nas zonas da capital
Importância do benefício Garante acesso gratuito aos transportes públicos em Teresina e ajuda a melhorar a qualidade de vida dos beneficiários

Com informações de https://pmt.pi.gov.br/2023/04/10/unidades-de-cras-sao-a-porta-de-entrada-para-emissao-do-passe-livre/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog