/

Enem 2023: Inscrições começam nesta segunda (5) e vão até 16 de Junho

Enem 2023

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão abertas a partir desta segunda-feira (5) e vão até o dia 16 de junho. O cadastro deve ser feito através da Página do Participante e a taxa de inscrição é de R$ 85 reais, com pagamento até o dia 21 de junho.

O Enem é uma prova que avalia o desempenho dos estudantes brasileiros que desejam ingressar em um curso superior. O edital para o Enem 2023 foi publicado no início deste mês e traz informações essenciais sobre as datas e horários das provas, documentos necessários para a inscrição e as obrigações do participante. Entre elas estão detalhes sobre quem pode ser eliminado do encontro.

Prova organizada pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela organização da prova e define os critérios para correção das provas além de estabelecer procedimentos especiais para pessoas com necessidades especiais. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais estarão disponíveis a partir do dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Leia também:  Bolsonaro confirma conversa sobre joias retidas

Inscrição gratuita para determinados perfis socioeconômicos

Para conseguir fazer a prova de graça, algumas pessoas se enquadram em determinados perfis socioeconômicos pré-estabelecidos pelo Governo Federal, como alunos da rede pública ou pessoas que possuem baixa renda familiar. Há outros tipos de inscrições gratuitas, mas sempre será necessário definir se você se encaixa nas exigências apresentadas pelo Inep.

Além de ser importante para entrar em uma universidade, o Enem também é fundamental para aqueles que buscam financiamento e apoio estudantil. Alguns sites como o Prouni e Fies utilizam as notas do Enem como referência. O Enem é muito mais do que um exame para ingressar na universidade, ele também é uma oportunidade para testar seus próprios conhecimentos e contribuir com os indicadores educacionais do país.

Leia também:  Governo atualiza tabela do seguro-desemprego; confira os novos valores

Não deixe de se inscrever no Enem 2023 e confira todas as informações sobre o edital no site do Inep.

Com informações de https://educacao.rs.gov.br/inscricoes-para-o-enem-comecam-nesta-segunda-feira-5

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog