/

HEDA apresenta nova Comissão de Ética de Enfermagem

Em cerimônia realizada no auditório do hospital, nova Comissão de Ética de Enfermagem do HEDA terá atuação de três anos e ficará responsável pela conduta dos profissionais

A nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob a gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), tomou posse, no dia 13, em cerimônia realizada no auditório multidisciplinar da instituição. O mandato tem duração de três anos.

As comissões de ética são fundamentais para manter a integridade e a confiança na profissão, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. Elas garantem que todos os membros da equipe estejam comprometidos com os princípios éticos e de conduta, promovendo um ambiente de trabalho justo e seguro para pacientes e profissionais, acrescenta.

A cerimônia de nomeação foi mediada por Leide Maria de Miranda Aragão, técnica de Enfermagem do HEDA e conselheira suplente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Segundo ela, as comissões desempenham um papel fundamental na manutenção de elevados padrões de conduta profissional e na promoção de cuidados éticos na Enfermagem.

Em seu discurso, a conselheira enfatizou a importância das legislações e resoluções que regem o exercício da Enfermagem, em especial a Lei nº 7.498/1986, que regulamenta a profissão, e a Resolução Cofen nº 593/2018, que normatiza o funcionamento das Comissões de Ética nas instituições de saúde com serviços de Enfermagem.

Leia também:  Festas Juninas: Celebrações tradicionais e suas Comidas Típicas do Piauí

Também presente no evento, Layane Silva, gerente de Enfermagem do HEDA, reforçou o compromisso com a manutenção da qualidade da assistência e a segurança na prática da Enfermagem, e parabenizou os novos membros da Comissão de Ética, desejando a todos um trabalho produtivo e exemplar.

Profissionais empossados

Membros efetivos:
-Enfermeira Isadora Lopes Almeida – Presidente
-Técnico de enfermagem Flaviano Marques Aragão – Secretário
-Enfermeira Ana Maria de Sousa Freitas
-Antônia Maria da Costa Sousa Alelafe
-Enfermeira Técnica de enfermagem Jairly Oliveira de Souza
-Enfermeira Keiline Lima de Normandia
-Técnica de enfermagem Marcia Regina Machado Azevedo
-Técnico de enfermagem Matheus Rannier da Silva Soares
-Enfermeira Vanessa Veras Galeno de Souza

Leia também:  Sempi e SSP capacitam trabalhadores noturnos contra violência às mulheres

Membros suplentes:

-Técnica de enfermagem Iara Sousa Santana
-Técnica de enfermagem Natanailson Bezerra Viana

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.