/

Lula Impulsiona Porto e Intermodal no Piauí: Um Salto Logístico Nacional

lula
Foto: ASCOM/PI

Em visita ao Centro de Convenções de Teresina na última sexta-feira, 21, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva confirmou o apoio federal ao Estado do Piauí com foco no desenvolvimento de infraestrutura. O compromisso inclui a construção do Porto Piauí, em Luís Correia, e o avanço do plano Intermodal do Vale do Parnaíba, projetos considerados pelo presidente como essenciais para o crescimento econômico da região.

A iniciativa de infraestrutura tem como objetivo potencializar a economia local, especialmente nas áreas promissoras de energias renováveis e tecnologia da informação. Durante o anúncio, Lula destacou a importância de se mobilizar recursos quando há um plano concreto e exequível, visando a transformação do Rio Parnaíba em uma via navegável estratégica para o transporte de produtos locais.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentou simbolicamente os documentos relativos ao projeto intermodal à equipe presidencial, enfatizando a alocação de um orçamento estadual de R$1 bilhão destinado ao mesmo. No entanto, ressaltou a necessidade crítica do suporte financeiro federal para a realização dos projetos. Fonteles também expressou sua confiança em um futuro industrializado para o estado graças à influência histórica de Lula na evolução social do Piauí.

Leia também:  Piauí: afogamentos aumentam e corpo de bombeiros alerta banhistas

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou positivamente sobre a proposta piauiense, indicando que ela já está sendo analisada pela Casa Civil. Ele mencionou que as receitas da privatização da Eletrobrás poderiam ser uma fonte de financiamento e destacou as discussões legislativas em torno do hidrogênio verde como promissoras.

Progresso nas Obras e Planos Futuros

As obras em andamento no Porto de Luís Correia estão progredindo conforme o planejado, com previsão de entrega de componentes estruturais importantes até o final deste ano. O Terminal Pesqueiro é um dos elementos que fomentará o avanço na economia pesqueira local.

O ambicioso projeto Intermodal prevê uma integração eficiente entre vias aquáticas, rodovias e ferrovias, criando uma sinergia logística que facilitará o escoamento de mercadorias, incluindo grãos produzidos no Cerrado, até o porto. Uma parceria público-privada será responsável por executar este esquema integrativo.

Leia também:  Polícia Militar forma 350 novos soldados para reforçar a segurança no Piauí

Em adição às notícias sobre infraestrutura, Lula anunciou mais investimentos em habitação pelo programa Minha Casa, Minha Vida e reconheceu o papel vital do Piauí como um centro digital inovador no cenário nacional.

Evento Detalhes Data e Local
Anúncio de Infraestrutura Compromisso com Porto Piauí e plano Intermodal do Vale do Parnaíba 21 de fevereiro, Centro de Convenções de Teresina
Projetos Destacados Importantes para crescimento econômico; foco em energias renováveis e TI
Apoio Financeiro Orçamento estadual de R$1 bilhão; necessidade de suporte federal
Progresso das Obras Avanços na economia pesqueira; entrega de componentes estruturais até fim do ano Luís Correia
Projeto Intermodal Integração de vias aquáticas, rodovias e ferrovias; parceria público-privada
Investimentos Adicionais Programa Minha Casa, Minha Vida; Piauí como entidade digital inovadora

Com informações do site Governo do Piauí.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.