/

Mais Médicos abre 5.970 vagas para brasileiros em todo o país

Programa Mais Médicos Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (26) o edital para inscrições no Programa Mais Médicos. Ao todo, 5.970 vagas estão disponíveis em 1.994 municípios em todo o Brasil. O objetivo do programa é garantir atendimento médico à população mais vulnerável e oferecer oportunidades de qualificação para os profissionais.

As inscrições vão até o dia 31 de maio e priorizarão médicos brasileiros formados no país. No entanto, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com Registro do Ministério da Saúde (RMS) poderão participar e ocupar vagas não preenchidas pelos médicos brasileiros registrados no país.

Os profissionais selecionados poderão começar a atuar nos municípios a partir do final de junho e terão a oportunidade de se especializar em Medicina de Família e Comunidade, além de receber incentivos financeiros pela permanência no programa, proporcional ao valor da bolsa recebida.

Leia também:  HEDA promove a Semana da Enfermagem com várias atividades

O Governo Federal espera que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais do Mais Médicos estejam atendendo em todo o país, principalmente nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Os candidatos poderão indicar até dois locais de preferência para atuação.

Na alocação dos profissionais, serão considerados os critérios de formação, titulação e experiência prévia no projeto. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com a residência mais próxima do local de atuação, maior tempo de formado ou idade mais avançada.

O Programa Mais Médicos tem apresentado melhorias significativas no atendimento à população nas regiões mais carentes do Brasil. Segundo estudos realizados pela Rede Observatório do Programa Mais Médicos e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), houve uma diminuição no número de internações causadas por complicações de diabetes e hipertensão após a criação do programa.

Leia também:  Iaspi Saúde amplia rede credenciada para telemedicina

Confira as vagas disponíveis por estado e região:

  • Região Norte: 1.375 vagas em 462 municípios
  • Região Nordeste: 2.750 vagas em 847 municípios
  • Região Sudeste: 372 vagas em 159 municípios
  • Região Sul: 600 vagas em 224 municípios
  • Região Centro-Oeste: 873 vagas em 302 municípios

(Fonte: Ministério da Saúde)

Com informações de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/maio/com-prioridade-para-brasileiros-ministerio-da-saude-lanca-edital-com-5-970-vagas-para-o-mais-medicos

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog