O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (26) o edital para inscrições no Programa Mais Médicos. Ao todo, 5.970 vagas estão disponíveis em 1.994 municípios em todo o Brasil. O objetivo do programa é garantir atendimento médico à população mais vulnerável e oferecer oportunidades de qualificação para os profissionais.
As inscrições vão até o dia 31 de maio e priorizarão médicos brasileiros formados no país. No entanto, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com Registro do Ministério da Saúde (RMS) poderão participar e ocupar vagas não preenchidas pelos médicos brasileiros registrados no país.
Os profissionais selecionados poderão começar a atuar nos municípios a partir do final de junho e terão a oportunidade de se especializar em Medicina de Família e Comunidade, além de receber incentivos financeiros pela permanência no programa, proporcional ao valor da bolsa recebida.
O Governo Federal espera que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais do Mais Médicos estejam atendendo em todo o país, principalmente nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso.
Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Os candidatos poderão indicar até dois locais de preferência para atuação.
Na alocação dos profissionais, serão considerados os critérios de formação, titulação e experiência prévia no projeto. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com a residência mais próxima do local de atuação, maior tempo de formado ou idade mais avançada.
O Programa Mais Médicos tem apresentado melhorias significativas no atendimento à população nas regiões mais carentes do Brasil. Segundo estudos realizados pela Rede Observatório do Programa Mais Médicos e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), houve uma diminuição no número de internações causadas por complicações de diabetes e hipertensão após a criação do programa.
Confira as vagas disponíveis por estado e região:
- Região Norte: 1.375 vagas em 462 municípios
- Região Nordeste: 2.750 vagas em 847 municípios
- Região Sudeste: 372 vagas em 159 municípios
- Região Sul: 600 vagas em 224 municípios
- Região Centro-Oeste: 873 vagas em 302 municípios
(Fonte: Ministério da Saúde)
Com informações de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/maio/com-prioridade-para-brasileiros-ministerio-da-saude-lanca-edital-com-5-970-vagas-para-o-mais-medicos