Descrição da imagem
/

Piauí ocupa 1ª posição no ranking nacional de geração de empregos em 2023

geração de empregos

O Piauí se destaca como o estado brasileiro com maior geração de empregos em todo o país. No ranking nacional de geração de empregos divulgado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de outubro, o estado ocupa a primeira posição.

No período de janeiro a outubro de 2023, o Piauí acumulou um saldo positivo de 23.882 postos de trabalho, apresentando uma variação relativa de 7,61%, a maior do país.

O governador Rafael Fonteles comemorou o feito nas redes sociais, destacando que o sucesso na geração de empregos é resultado do crescimento sustentável e planejado do estado, dos investimentos públicos e do apoio aos investimentos privados.

Segundo os dados do Novo Caged, no mês de outubro foram adicionados 2.187 novos vínculos formais de trabalho no Piauí. O número total de contratações foi de 12.400, enquanto os desligamentos somaram 10.213. A variação positiva das contratações foi de 0,65%, superando a taxa mensal da região Nordeste (0,50%).

Leia também:  Barra Grande em festa: Festival Barra Jazz agita litoral piauiense

As atividades que mais contribuíram para o aumento na geração de empregos no estado foram obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (301), construção de rodovias e ferrovias (211), atividades de teleatendimento (193) e atividades de prestação de serviços de informação (162).

Comparando os resultados do Piauí com o restante do Brasil, o desempenho das contratações formais no estado foi 0,22% superior à média nacional (0,43%). Ao longo do ano de 2023, os números mensais do Caged têm colocado o Piauí repetidamente na liderança regional e nacional em termos de geração de empregos com carteira assinada.

Esses dados evidenciam a solidez da economia piauiense e reforçam a importância das políticas públicas implementadas no estado. Os piauienses podem esperar um futuro com ainda mais progresso e oportunidades.

Leia também:  Concurso Nacional Unificado: Inscrições abertas para 6.640 vagas no serviço público federal
DestaqueDados
Estado com maior geração de empregosPiauí
Saldo positivo acumulado de empregos23.882
Variação relativa7,61%
Número de novos vínculos formais em outubro2.187
Total de contratações12.400
Total de desligamentos10.213
Variação positiva das contratações0,65%
Atividades com maior aumento na geração de empregos– Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (301)
– Construção de rodovias e ferrovias (211)
– Atividades de teleatendimento (193)
– Atividades de prestação de serviços de informação (162)
Desempenho das contratações formais no Piauí em relação à média nacional0,22% superior

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/piaui-ocupa-1-posicao-no-ranking-nacional-de-geracao-de-empregos-em-2023

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog