/

Seminário em Teresina discute ações para a primeira infância

seminário em teresina
Foto: ASCOM/PI

No dia 24 de março, foi realizado no Diferencial Buffet, em Teresina, a abertura do III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento, que reuniu cerca de 350 pessoas de 42 municípios piauienses dos territórios Entre Rios e Planície Litorânea, contou com a presença dos secretários Antônio Luiz (Saúde), Washington Bandeira (Educação) e Regina Sousa (Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos).

O seminário prevê a realização de oficinas temáticas até amanhã, no período das 8h às 12h. Um dos temas discutidos no primeiro dia foi a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, que visa priorizar as ações voltadas para o desenvolvimento das crianças no estado.

Leia também:  Secretária da Mineração do Piauí participa de reunião para impulsionar setor no Brasil

Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS) apresentaram suas propostas e destacaram a importância do investimento público nessa fase crucial do desenvolvimento humano.

Ao longo do seminário, serão realizados debates, subgrupos de trabalho e apresentações de discussões com contribuições dos municípios presentes. A superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, ressaltou a importância de discutir as especificidades de cada território e as dificuldades na implementação dos programas sociais.

O objetivo principal do seminário é promover o diálogo entre gestores, técnicos e a sociedade civil para enfrentar os desafios relacionados à primeira infância. A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, enfatizou a necessidade de pactuar com os 224 municípios do estado a priorização das ações voltadas para a primeira infância.

Leia também:  Governador Rafael Fonteles inaugura primeira obra do Orçamento Participativo em Teresina

No encerramento do seminário, em dezembro, serão compiladas e organizadas as propostas discutidas durante o evento. O Plano Estadual da Primeira Infância guiará as ações direcionadas para esse público nos próximos quatro anos, sendo fundamental o comprometimento dos gestores municipais e das equipes técnicas para o sucesso dessas políticas públicas em prol das crianças.

DataLocalParticipantes
24 de marçoDiferencial Buffet, Teresina350 pessoas de 42 municípios piauienses
TemaPalestrantes
Elaboração do Plano Estadual da Primeira InfânciaSônia Venâncio (Ministério da Saúde) e Rosa Sousa (SNAS)
AtividadesDestaque
Debates, subgrupos de trabalho e apresentações de discussõesJanaína Mapurunga (Sasc) ressaltou a importância de discutir as especificidades de cada território
ObjetivoEnfatizado por
Promover o diálogo entre gestores, técnicos e sociedade civilIsabel Fonteles (Pacto pelas Crianças do Piauí)
CompromissoDestacado por
Compilação e organização das propostas discutidas para o Plano Estadual da Primeira InfânciaRegina Sousa (Sasc)

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/seminario-sobre-a-primeira-infancia-reune-350-participantes-em-teresina/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog