/

Unidade de AVC do HGV realiza primeira trombólisecom sucesso

trombolíse no hgv
Foto: Ascom/FGV

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, realizou no domingo (18) a primeira trombólise para AVC isquêmico. A paciente, de 76 anos, apresentou fraqueza súbita no lado esquerdo do corpo e foi levada para a UPA do bairro Renascença, onde foi transferida para o HGV e recebeu o tratamento com sucesso.

A paciente foi avaliada e encaminhada para setor de tomografia, e o atendimento ocorreu dentro da janela prevista de 4h30 desde os primeiros sintomas da doença. O neurologista Frederico Prado explicou que o primeiro paciente submetido ao tratamento com trombolítico obteve sucesso no procedimento e reverteu completamente os déficits.

O sistema de georeferenciamento que funciona como GPS acompanhou todo o deslocamento da ambulância, permitindo a localização em tempo real e sua respectiva previsão de chegada ao destino final.

Leia também:  Piauí é Destaque Nacional: Todas as Escolas Estaduais já possuem Internet!

Para Fernanda Castro, neurologista de plantão, houve melhoras logo após os primeiros 15 minutos da medicação, porém a paciente permanecerá internada para acompanhamento. A Unidade de AVC foi inaugurada este mês e conta com dez leitos para tratamento da doença.

A unidade faz parte do Programa Saúde em Dia, cujo objetivo é implantar cada vez mais serviços nas unidades de saúde segundo afirmou Antonio Luiz, secretário estadual da Saúde. O superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo, afirma que o atendimento tecnológico evitou um agravamento de saúde da paciente.

Data da ocorrência18 de junho
LocalHospital Getúlio Vargas, Teresina
Paciente76 anos
SintomasFraqueza súbita no lado esquerdo do corpo
TratamentoTrombólise
ResultadoReversão completa dos déficits
Tecnologia utilizadaSistema de georeferenciamento para acompanhamento da ambulância
ProgramaSaúde em Dia

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/unidade-de-avc-do-hgv-faz-primeira-trombolise-e-reverte-sintomas-de-paciente/

Leia também:  Inscrições do processo seletivo de estágio na Rede Municipal de Teresina vão até julho

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog