/

Bolsonaro Condenado e Inelegível até 2030: Entenda as Outras Acusações

Bolsonaro condenado

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e declarado inelegível por oito anos, até 2030. A decisão, tomada nesta sexta-feira (30), foi baseada no entendimento de que Bolsonaro cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante sua campanha. A votação resultou em um placar de 5 x 2 a favor da condenação, com os ministros Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votando a favor, enquanto Raul Araújo e Nunes Marques votaram pela absolvição.

Bolsonaro fica impedido de concorrer em eleições até 2030

No entanto, ele ainda tem a opção de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). É importante ressaltar que essa condenação não acarreta consequências penais para o ex-presidente, como prisão ou restrição de direitos.

Leia também:  Praia de Verão 2023: Confira todas as atrações do espaço

No entanto, existem outros procedimentos penais em andamento no STF e em instâncias inferiores que podem responsabilizar Bolsonaro por crimes. No TSE, há um total de 16 ações investigativas eleitorais contra o ex-presidente. Essas ações, conhecidas como AIJE, investigam condutas irregulares como abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação e condutas vedadas a agentes públicos. É importante destacar que as consequências desses processos são de natureza eleitoral, não resultando em prisão ou cumprimento de penalidades restritivas de direitos.

No STF, há diversas apurações em curso envolvendo Bolsonaro. Entre elas, estão incitação a atos antidemocráticos, suposta interferência na Polícia Federal (PF), vazamento de dados sigilosos da PF e associação da vacina contra a Covid-19 ao risco de contrair HIV. Além disso, ações em que Bolsonaro é réu por apologia ao estupro e injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foram encaminhadas para instâncias inferiores da Justiça pelo ministro Dias Toffoli. Outras investigações em andamento incluem a tentativa de liberação de joias recebidas da Arábia Saudita e gastos pessoais da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pagos pelos ajudantes de ordem da Presidência.

Leia também:  Piauí instala 12 usinas eólicas em maio
Notícia: Relatório do Julgamento e Condenação de Jair Bolsonaro pelo TSE
DataSexta-feira, 30 de junho de 2023
CondenaçãoJair Bolsonaro declarado inelegível por 8 anos, até 2030
Decisão5 x 2 a favor da condenação
Ministros a favorBenedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes
Ministros contraRaul Araújo e Nunes Marques
RecorrênciaBolsonaro pode recorrer ao STF
Processos eleitorais16 ações investigativas eleitorais no TSE
Processos penaisInvestigações em curso no STF e instâncias inferiores
ImplicaçõesFuturo político e judicial incerto para Bolsonaro

Com informações de https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/30/bolsonaro-inelegivel-conhecas-os-outros-procedimentos-aos-quais-ex-presidente-responde.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog