/

Entrega de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas em Teresina promove reflorestamento e conscientização

reflorestamento

A Nova Ceasa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizará nesta terça-feira (30) a distribuição de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas. O evento acontecerá na portaria principal do entreposto, localizado na avenida Henry Wall de Carvalho, número 5000, em Teresina, a partir das 6h. Além das mudas, também serão entregues cartilhas e orientações sobre o plantio, como parte do programa PRO Verde.

Fornecimento de mudas e suporte

O objetivo dessa iniciativa é disponibilizar mudas de plantas frutíferas e nativas para os frequentadores da Nova Ceasa e para agricultores que comercializam no local. Além disso, será oferecido suporte aos clientes e visitantes interessados em realizar o plantio em suas propriedades urbanas ou rurais no estado do Piauí.

“Essa ação faz parte do programa Eco Piauí, que visa promover o reflorestamento do estado através da distribuição de mudas. Em parceria com a Nova Ceasa, estamos alcançando todos os municípios e cumprindo as metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles”, afirma o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.

Leia também:  Descubra o recorde de restituição IR 2024: Acesse já o mega lote

O diretor de projetos sociais da Nova Ceasa, Jorgenei Moraes, destaca a importância dessa ação para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e promover o reflorestamento do estado. Essa iniciativa está alinhada com o projeto PRO Verde Piauí.

Metas do projeto PRO Verde

O projeto PRO Verde tem como objetivo cumprir os compromissos do Acordo de Paris e combater o aquecimento global. A meta estabelecida é a distribuição anual de um milhão de mudas até 2026. Essas mudas serão destinadas à recuperação de áreas degradadas no Piauí, que sofreram com desmatamento ilegal e queimadas, além de incluir áreas ambientalmente protegidas, como reservas legais, áreas de preservação permanente e unidades de conservação.

Leia também:  Brasil Registra Maior Alta na Renda do Trabalho desde o Plano Real em 2023

Para Claudia Araújo, feirante na Nova Ceasa há mais de 20 anos, participar dessa ação e plantar as mudas em seu sítio é uma grande expectativa. Ela ressalta que além de reflorestar o estado, também poderá comercializar as espécies plantadas, como a banana da terra.

A distribuição de mudas e as orientações sobre o plantio fornecidas pela Nova Ceasa e Semarh visam conscientizar a população sobre os benefícios do reflorestamento e contribuir para um Piauí mais verde e arborizado. O evento será uma oportunidade para os interessados receberem orientações sobre o plantio e levarem para casa mudas que ajudarão na preservação do meio ambiente.

Data30 de janeiro de 2024
LocalNova Ceasa, Teresina, Piauí
HorárioA partir das 6h
IniciativaDistribuição de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas
ObjetivoFornecer mudas para a Nova Ceasa e agricultores, promover o reflorestamento do estado
ProgramaPRO Verde
ParceriaNova Ceasa e Semarh
MetaDistribuição anual de um milhão de mudas até 2026
BenefíciosPreservação do meio ambiente, recuperação de áreas degradadas

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/nova-ceasa-e-semarh-distribuirao-10-mil-mudas-de-plantas-nativas-e-frutiferas-no-mercado

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog