/

HEDA recebe visita de diagnóstico do IQG para acreditação da ONA

Durante dois dias, o HEDA recebeu a equipe de avaliadores do IQG a fim de se preparar para a avaliação da ONA, visando a conquista da primeira acreditação de Nível 1; intenção é conseguir a certificação ainda este ano.

É tempo de acreditar! O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), recebeu a equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), nos dias 3 e 4 de outubro, para uma visita de diagnóstico. Esta é uma etapa crucial na busca pela primeira acreditação de Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que o hospital pretende conquistar, se possível, ainda neste ano.

Durante a visita, Wal França, diretora-geral do HEDA, destacou os avanços desde a chegada do ISAC, em julho de 2023. Nosso hospital progrediu muito no último ano, realizando diversas melhorias técnicas e estruturais. Com o projeto Acreditar, pretendemos encarar novos desafios, nos quais a qualidade e a eficiência dos nossos profissionais serão fundamentais, comentou.

O Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA, reforçou o compromisso do hospital. Com a acreditação da ONA, vamos validar e certificar nossos processos, o que refletirá diretamente no atendimento de qualidade, seguro e ágil, e na experiência do paciente, além de valorizar nossos colaboradores, acrescentou.

Além dos diretores, também esteve presente Ristori Geralda, gerente de Qualidade em Serviços de Saúde, juntamente com gerentes e coordenadores de todos os setores do HEDA, Casa da Gestante e dos Anexos I e II, que receberam os avaliadores e explicaram os procedimentos do hospital.

Leia também:  Defesa Civil e Fundação Nossa Senhora da Paz unidas por uma Teresina mais segura

Rumo a novas conquistas

A visita de diagnóstico do IQG acontece logo após a conquista da certificação da consultoria global Great Place To Work (GPTW), em setembro, que colocou o HEDA no mapa das melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com 87% dos profissionais da unidade que participaram da avaliação.

E após conhecer todos os setores e os processos do HEDA, a equipe avaliadora do IQG entregou à direção do hospital todos os pontos de observação a fim de preparar para a vinda da ONA, cuja acreditação é um método de avaliação que visa promover a qualidade e a segurança da assistência aos pacientes.

Semelhante à certificação da GPTW, a acreditação da ONA é realizada de forma voluntária e reservada, seguindo rigorosos padrões e requisitos adotados internacionalmente, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade das instituições acreditadas.

Leia também:  Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí

Sobre o HEDA


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho. E em 2024, conquistou pela primeira vez o selo GPTW.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog