HGV estreia unidade pública do Piauí especializada para tratar AVC

estreia da unidade para tratamento de avc no hgv

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou nesta segunda-feira (27) uma visita técnica ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) para conhecer a primeira Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) pública do Estado, que começará a funcionar no próximo mês. O objetivo da unidade é reduzir o número de óbitos e sequelas neurológicas decorrentes do AVC na região.

A unidade será a primeira do Piauí especializada em AVC e terá como foco principal salvar vidas e reduzir possíveis sequelas dos pacientes. Contará com uma equipe multiprofissional composta por neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

O diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, explicou que os pacientes serão atendidos via regulação com atendimento neurológico e endovascular. Para Romilto Pacheco, coordenador da Linha de AVC no Estado, essa Unidade vai ser extremamente importante para o tratamento do AVC nas primeiras horas após a ocorrência.

Leia também:  Artesanato piauiense é celebrado em evento no Riverside Shopping

O tratamento com trombolítico consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou para que ele se dissolva evitando maiores sequelas ou até mesmo óbito. A aplicação de uma medicação composta por trombolíticos num espaço de 4 horas e meia após o ocorrido é fundamental para o quadro clínico positivo.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, celebrou a conclusão da reforma da Unidade Tipo III. Essa conclusão simboliza um grande avanço para a população da capital que terá um centro altamente especializado em tratamento de AVC. Com isso, a população da capital e região terá acesso a um atendimento especializado em AVC e garantirá maiores chances de recuperação para os pacientes.

Essa iniciativa é de extrema importância para a Saúde no Piauí. A nova Unidade representa uma melhoria significativa na qualidade do tratamento dos pacientes com AVC na região e pode ser um modelo para outras unidades de saúde do país.

Leia também:  Bolsa Família e Farmácia Popular: Medicamentos Gratuitos para Todos!
O que aconteceu? Visita técnica da Sesapi ao HGV para conhecer a primeira Unidade de AVC pública do Estado
Qual o objetivo da unidade? Reduzir o número de óbitos e sequelas neurológicas decorrentes do AVC na região
Quantos leitos a unidade possui? 10
Quais profissionais compõem a equipe multiprofissional da unidade? Neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais
Qual o tratamento oferecido pela unidade? Trombolítico, que consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou para que ele se dissolva evitando maiores sequelas ou até mesmo óbito

Com informações do governo do piaui

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog