/

Piauí é o único estado do Matopiba a reduzir desmatamento no Cerrado

desmatamento do cerrado

O estado do Piauí se destaca na região do Matopiba por apresentar uma redução significativa nos índices de desmatamento no bioma Cerrado. Essa informação foi divulgada recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável por monitorar e avaliar o desmatamento do país.

Dentre os 13 estados que possuem vegetação do tipo Cerrado, o Piauí é um dos cinco que mostraram diminuição na supressão da vegetação. O Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é considerado uma importante fronteira agrícola brasileira, com grande potencial para o cultivo, especialmente da soja.

Os dados apresentados resultam de um mapeamento detalhado realizado pelo INPE através do projeto Prodes Cerrado, cujo objetivo é acompanhar a evolução do desmatamento nesse bioma. De acordo com os resultados referentes a 2023, observou-se uma variação de -5,5% na área suprimida no Piauí, abrangendo aproximadamente 61,27 km². Além disso, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo também registraram diminuição na supressão do Cerrado.

Leia também:  Governo Federal lança aplicativo "Celular Seguro" para combater roubos e furtos de dispositivos móveis

Esses números colocam o estado do Piauí como o único da região do Matopiba a apresentar redução na área desmatada. Essa conquista reflete os investimentos e esforços realizados pelo Governo Estadual na manutenção e preservação do meio ambiente, em especial o cerrado piauiense.

No primeiro semestre de 2023, houve um crescimento significativo de 166% nas ações de fiscalização ambiental no estado, resultando em uma diminuição de 59% no desmatamento. Além disso, o número de áreas embargadas teve um aumento expressivo de 1.484,87%, e as multas aplicadas aumentaram em 767%.

Esses resultados demonstram a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade na preservação do meio ambiente. A atuação do Governo Estadual do Piauí na fiscalização, aplicação de embargos e multas tem contribuído para frear o desmatamento e proteger o cerrado piauiense.

Leia também:  Em 2024, novo feriado nacional da Consciência Negra será adicionado ao calendário

É importante ressaltar que essa diminuição nos índices de desmatamento é positiva tanto para a conservação da biodiversidade como para a manutenção dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo bioma Cerrado. Preservar esse ambiente é fundamental para garantir o equilíbrio climático, a qualidade da água e o bem-estar das comunidades que dependem desses recursos naturais.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/piaui-foi-o-unico-estado-do-matopiba-a-apresentar-reducao-nos-indices-de-desmatamento-do-cerrado-1

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog