Descrição da imagem
/

Redação do Enem 2023: 6 dicas para prova e possíveis temas

Redação enem

No próximo domingo (5), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão a tarefa de escrever uma redação dissertativa-argumentativa. Além disso, eles terão que responder questões objetivas nas áreas de linguagens e ciências humanas. Especialistas recomendam algumas estratégias para se sair bem nessa parte da prova.

Primeiramente, é aconselhável iniciar pela redação, enquanto o candidato ainda está mais descansado. A coordenadora de Redação do sistema de ensino Poliedro, Gabrielle Cavalin, destaca que é importante garantir uma boa nota e começar a produção no início do exame. Escrever uma redação requer reflexão e pensamento crítico, por isso não deve ser deixada para o final.

Em relação ao tema da redação, caso o participante se depare com um assunto desconhecido ou sobre o qual não tenha muito conhecimento, é fundamental manter a calma. Segundo Cavalin, temas pouco discutidos indicam problemas sociais relevantes e a falta de conhecimento pode ser usada como argumento, mostrando falhas na comunicação das instituições em relação àquele problema.

Leia também:  Ministério Público pede inelegibilidade de Bolsonaro

Conhecer a estrutura exigida pela prova também é essencial. O participante deve produzir um texto dissertativo-argumentativo, defendendo um ponto de vista e apresentando argumentos consistentes. Além disso, é necessário elaborar uma proposta de intervenção social coerente com o tema abordado.

Para não zerar a redação, alguns cuidados são importantes. É preciso fugir completamente do tema proposto e escrever um texto fora da estrutura dissertativo-argumentativa. Além disso, o texto não pode ter menos de sete linhas manuscritas ou dez linhas escritas no sistema braille. Não é permitido copiar trechos de textos de apoio, fazer desenhos fora do lugar designado ou utilizar termos ofensivos.

Ao finalizar a redação, é recomendável revisá-la antes de passar a limpo. O distanciamento é importante para identificar possíveis melhorias na estrutura frasal, incluir palavras-chave e aprimorar as explicações em relação ao desenvolvimento do problema abordado.

Leia também:  Sesapi leva atendimento odontológico para Festival das Crianças no Parque Potycabana

Em relação aos possíveis temas para a redação do Enem 2023, considerando o contexto atual, duas apostas seriam os impactos da inteligência artificial e a escalada da violência escolar no Brasil. No caso da inteligência artificial, poder-se-ia discutir os limites éticos e as possíveis substituições de trabalhadores humanos por máquinas. Já em relação à violência escolar, seria necessário apontar motivos e sugerir medidas para solucionar esse problema preocupante.

Sendo assim, com uma boa preparação e aplicando essas estratégias recomendadas pelos especialistas, os candidatos terão mais chances de obter sucesso na redação do Enem 2023.

Com informações de https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/redacao-do-enem-2023-veja-6-dicas-para-a-prova-e-possiveis-temas/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog