/

Renove sua CNH de forma fácil e segura pelo Gov.pi Cidadão!

cnh renovação

O Governo do Estado lançou a plataforma Gov.pi Cidadão, que permite o acesso online aos serviços públicos, incluindo a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com essa iniciativa, os motoristas não precisam mais comparecer pessoalmente ao Detran. Agora, é possível ter todos esses serviços na palma da mão, no tablet, celular ou computador, de forma fácil e segura.

A renovação da CNH é um dos serviços disponíveis pelo Detran através desta plataforma. Ela pode ser renovada de forma simples ou da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). A frequência da renovação depende da idade do condutor e varia entre dez anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos, e três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos. A renovação deve ser feita no município onde reside o motorista.

Agora vamos explicar passo a passo como renovar sua CNH utilizando o Gov.pi Cidadão:

  • Passo 1: Acesse a plataforma Gov.pi Cidadão

Para começar, acesse a plataforma Gov.pi Cidadão através do site oficial Gov.pi ou baixe o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store.

  • Passo 2: Escolha o Método de Login
Leia também:  Governador Rafael Fonteles inaugura primeira obra do Orçamento Participativo em Teresina

No Gov.pi Cidadão, você tem duas opções de login:
– Utilize o Gov.BR, que é a plataforma oficial aceita pelo sistema.
– Ou faça login pelo ID Piauiense, caso já possua o RG digital do Piauiense.

  • Passo 3: Realize o protocolo da solicitação

Clique em “Acessar Serviço Digital” e preencha cuidadosamente o formulário que aparecerá ao clicar em “Iniciar Solicitação”. O formulário é composto por diversas abas, como “Solicitante”, onde serão mostrados seus dados pessoais e endereço; “Taxa”, onde será exibido o valor da taxa e a forma de pagamento; “Solicitação”, onde você deve indicar a unidade do Detran desejada; e “Declaração”, onde você deve marcar a declaração de veracidade.

  • Passo 4: Efetue o pagamento da taxa

Realize o pagamento da taxa de serviço. Você pode optar por pagar através de boleto bancário ou PIX. Caso precise reimprimir o boleto, você pode acessar sua conta no Gov.pi Cidadão, ir em “Minhas Solicitações” e procurar pelo pedido de renovação de CNH.

  • Passo 5: Faça a captura de imagem e biometria

É necessário fazer a captura de imagem e biometria para emitir o novo documento. O Portal Gov.pi Cidadão verificará os dados existentes no Instituto de Identificação do Piauí. Caso prefira não usar esses dados, é preciso comparecer pessoalmente à unidade do Detran para capturar as informações necessárias.

  • Passo 6: Direcionamento e pré-agendamento dos exames clínicos
Leia também:  Conheça Severino Gomes: Artista da moda que atua há 40 anos com estampas no Piauí

Você será direcionado para realizar os exames clínicos necessários para a renovação da CNH. No Gov.pi Cidadão, você encontrará as informações sobre a clínica na qual deverá entrar em contato e agendar os exames.

  • Passo 7: Realização dos exames clínicos (Presencial)

Nesta etapa, é necessário fazer os exames clínicos em uma clínica indicada. Após agendar os exames, compareça à clínica para coletar os novos documentos necessários à renovação da CNH.

  • Passo 8: Acompanhe sua solicitação

Você pode acompanhar sua solicitação acessando sua conta no Gov.pi Cidadão, na opção “Minhas Solicitações”. Lá você encontrará informações sobre o processo de renovação.

  • Passo 9: Receba o seu documento no Detran (Presencial)

Dirija-se à unidade do Detran indicada ao protocolar sua solicitação, verifique se a CNH está pronta e retire o documento.

Para utilizar esse serviço, é necessário ter uma CNH emitida pelo Estado do Piauí que esteja vencida ou prestes a vencer, sem bloqueios ou restrições. Além disso, não é possível adicionar, mudar ou remover categorias durante a renovação on-line.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/como-renovar-a-cnh-de-forma-on-line-pelo-govpi-cidadao

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog