/

Eclipse Solar: Onde e como observar esse fenômeno astronômico no Brasil?

Eclipse solar

No dia 14 de outubro, quem estiver em nove Estados do Norte e do Nordeste do Brasil terá a oportunidade de presenciar um raro fenômeno astronômico: um eclipse anular do Sol. Esse evento ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, criando um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda visível apenas nessas regiões. O Observatório Nacional, em parceria com entidades estrangeiras, transmitirá o eclipse ao vivo pelo YouTube a partir das 11h30, sendo possível assisti-lo em outros países também.

Esse eclipse terá início às 11h30 na costa oeste dos Estados Unidos e seguirá pela América Central e Colômbia antes de chegar ao Brasil por volta das 15h. A duração será até o pôr-do-sol, aproximadamente às 18h. A faixa de anularidade passará pelos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Apenas duas capitais brasileiras poderão ver a anularidade: Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba). No restante do Brasil será possível observar um eclipse parcial.

Leia também:  Edital do Bolsa Atleta 2023: Patrocínio para atletas e técnicos no Piauí!

Durante a transmissão online proporcionada pelo Observatório Nacional em parceria com diversas instituições brasileiras e o Time and Date, organização internacional especializada em serviços relacionados ao clima e aos fenômenos astronômicos, os espectadores terão acesso às imagens diretamente da faixa de anularidade. Astrônomos amadores e profissionais estarão disponíveis para conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas. Os espectadores poderão interagir enviando perguntas e comentários por meio do chat.

No entanto, é importante lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol durante o eclipse, pois isso pode causar danos à retina. Para observar o evento com segurança, existem duas opções: a observação direta utilizando filtros adequados ou a observação indireta por meio de projeção. Filtros como os de soldador número 14 ou maiores são recomendados para a observação direta, mas mesmo assim não se deve prolongar a exposição por mais do que alguns segundos. A utilização de instrumentos ópticos como binóculos ou telescópios requer orientação especializada.

Leia também:  Papa Francisco denuncia indústria de armas e pede paz em discurso de Natal

Portanto, no dia 14 de outubro aproveite a oportunidade de vivenciar um eclipse anular do Sol em algumas regiões do Brasil e acompanhe a transmissão online organizada pelo Observatório Nacional para desfrutar desse espetáculo astronômico com segurança.

Data14 de outubro
LocalNove Estados do Norte e do Nordeste do Brasil
FenômenoEclipse anular do Sol
Início11h30 (costa oeste dos EUA)
DuraçãoAté o pôr-do-sol (aproximadamente às 18h)
TransmissãoObservatório Nacional pelo YouTube
Estados afetadosAmazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Capitais com anularidadeNatal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba)
Observação seguraUtilização de filtros adequados ou projeção indireta

Com informações de https://www.estadao.com.br/ciencia/onde-sera-possivel-observar-o-eclipse-solar-no-brasil-veja-data-horario-locais-e-como-assistir-nprm/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog