/

INSS convoca mais de 4,3 milhões de beneficiários para prova de vida anual

prova de vida anual

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando uma quantidade expressiva de mais de 4,3 milhões de beneficiários, nascidos nos primeiros três meses do ano, para realizar a prova de vida anual. A notificação será feita por meio do aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 e/ou por notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi realizada.

De acordo com o INSS, mais de 3 milhões de pessoas nascidas em janeiro e fevereiro já foram convocadas. Na última quinta-feira (1), foi a vez de 1,2 milhão de beneficiários que fazem aniversário em março e estão há mais de um ano sem realizar a prova de vida.

Os segurados que receberem a notificação devem procurar o aplicativo “Meu INSS” ou o banco onde recebem o benefício para efetuar a comprovação da prova de vida. Caso não cumpram esse requisito dentro do prazo de 60 dias após as notificações via aplicativo “Meu INSS”, Central 135 e/ou notificação bancária, o benefício poderá ser bloqueado. Os segurados têm a opção de realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, nas agências bancárias ou nas unidades do próprio INSS.

Leia também:  Ministério da Justiça define medidas para redes sociais coibirem ataques a escolas

Para comprovar a prova de vida, diversas formas são aceitas, como acessar o aplicativo “Meu INSS” ou outros apps certificados com controle de acesso, atendimento em agência da Previdência Social, receber o pagamento de benefício com biometria, fazer empréstimos consignados com biometria e fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, nas agências bancárias e unidades do INSS.

Até 2019, a renovação de senhas (a prova de vida) ocorria anualmente nas instituições financeiras que pagavam os benefícios. O procedimento era presencial, exigindo a apresentação de um documento de identificação com foto a um funcionário ou a realização da prova por meio de biometria nos terminais de autoatendimento.

Leia também:  Praia de Verão 2023: Confira todas as atrações do espaço

Já para os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida deve ser feita exclusivamente nos aplicativos “sougov.br” e “gov.br” ou diretamente na agência bancária onde o pagamento é realizado. Esse procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.

Notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando uma quantidade expressiva de mais de 4,3 milhões de beneficiários, nascidos nos primeiros três meses do ano, para realizar a prova de vida anual.
A notificação será feita por meio do aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 e/ou por notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi realizada.
Mais de 3 milhões de pessoas nascidas em janeiro e fevereiro já foram convocadas.
1,2 milhão de beneficiários que fazem aniversário em março e estão há mais de um ano sem realizar a prova de vida foram convocados.
Os segurados que receberem a notificação devem procurar o aplicativo “Meu INSS” ou o banco onde recebem o benefício para efetuar a comprovação da prova de vida.
Caso não cumpram esse requisito dentro do prazo de 60 dias após as notificações via aplicativo “Meu INSS”, Central 135 e/ou notificação bancária, o benefício poderá ser bloqueado.
Diversas formas são aceitas como comprovante da prova de vida, tais como acessar o aplicativo “Meu INSS” ou outros apps certificados com controle de acesso, atendimento em agência da Previdência Social, receber o pagamento de benefício com biometria, fazer empréstimos consignados com biometria e fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).
Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, nas agências bancárias e unidades do INSS.
Até 2019, a renovação de senhas (a prova de vida) ocorria anualmente nas instituições financeiras que pagavam os benefícios.
Desde 2020, os segurados também têm a opção de realizar a prova de vida por meio da biometria facial.
Já para os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida deve ser feita exclusivamente nos aplicativos “sougov.br” e “gov.br” ou diretamente na agência bancária onde o pagamento é realizado.
Esse procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.

Com informações de https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/inss-convoca-43-milhoes-de-beneficiarios-para-fazer-a-prova-de-vida/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog