Quer saber mais sobre esse importante prédio político-administrativo para a capital do Piauí? Além de beleza arquitetônica e relevância histórica, é neste local que são tomadas as decisões que irão modificar os rumos dos cidadãos da cidade.
Palácio da Cidade Contato: (86) 3215-7512. Endereço: Praça da Bandeira, 860, Centro de Teresina.
Horário de Funcionamento: Não informado.
Possui estacionamento? Não.
Conheça um pouco mais sobre a trajetória deste majestoso palácio, bem como sobre sua importância para a sociedade teresinense!
O que é o Palácio da Cidade de Teresina?
O Palácio da Cidade é uma construção centenária que, desde 1984, virou sede da Prefeitura de Teresina. É um local em que atuam gestores, como o prefeito, responsáveis por representar a cidade em todas as suas relações executivas.
Além disso, o Palácio da Cidade também sedia secretarias municipais, órgãos responsáveis por elaborar projetos e executar obras por toda a cidade, além de atender as demandas das comunidades, sobretudo aquelas mais carentes.
Em seus corredores, é possível apreciar obras de arte e relíquias que contam um pouco da história de Teresina.
Que tal uma visita nesse pedaço de história no coração da capital?
Qual o endereço do Palácio da Cidade?
O Palácio da Cidade fica na Praça da Bandeira, 860, no Centro de Teresina. Mesmo que seja um local bem conhecido na região, é ideal utilizar o GPS para não se perder.
Entre os principais pontos de referência no entorno estão:
- SECULT – secretaria do Estado de Cultura;
- Sala do ICI;
- Fundação Wall Ferraz;
- Shopping da Cidade
- Praça da Bandeira.
Para quem está visitando Teresina pela primeira vez, a maneira mais fácil de chegar é de táxi ou aplicativo de transporte. A nossa sugestão é solicitar a parada na escadaria principal da Prefeitura.
Origem do Palácio da Cidade de Teresina
Iniciada em 1920, a construção do edifício finalizou em 1924 e teve inspiração greco-romanas. O prédio que hoje é conhecido como Palácio da Cidade foi, na verdade, uma construção erguida para abrigar a Escola Normal, recriada após anos de idas e vindas de suas atividades.
Com cerca de 100 anos, o Palácio da Cidade também tem relevância histórica. Imponente, no coração da cidade, o prédio já abrigou diversos chefes de executivo, cada um com uma gestão própria e olhar diferenciado sobre os problemas da população.
O que é o estilo neoclássico do Palácio da Cidade?
Como uma fuga, durante o século XVIII, dos estilos Rococó e Barroco, o neoclassicismo foi introduzido para ser “diferente”. As construções partem da inspiração dos principais estilos das arquiteturas gregas e romanas.
Era muito comum que, dentre as principais características do estilo, fossem trabalhadas a inserção de pedras mais nobres, como mármore, para construir os principais edifícios a fim de trazer luxuosidade e elegância às edificações.
Quais os melhores horários para visitar?
O ideal é visitar entre 9h e 10h, ou antes das 14h, quando muitos servidores já têm encerrado o expediente no local. Vale ressaltar que o prédio é fechado à noite e não é recomendado frequentar a região central neste período por questões de segurança.
Além disso, você pode entrar em contato pelo telefone: (86) 3215-7512 para confirmar os horários de abertura e não perder a viagem. Você também pode mandar e-mail, no endereço: [email protected].
Por que o Palácio da Cidade é importante?
O Palácio da Cidade possui importância por se tratar de um patrimônio cultural e arquitetônico de Teresina. Faz parte da história do município e seu desenvolvimento, além de ter sua construção inspirada no neoclassicismo, o que faz com que seja uma verdadeira relíquia.
Ademais, outro poderoso impacto social da Escola Normal no cenário político-social teresinense foi o fato de possibilitar a formação e participação feminina na cultura letrada. Talvez essa não pareça uma questão muito relevante à primeira vista, mas ainda no início do século XX, onde os homens detinham o privilégio de se formar.
Na época, o local focava na formação de professores, habilitando-os, por meio de cursos de 3 a 4 anos de duração, na metodologia do ensino fundamental.
Enquanto isso, as mulheres costumavam ter pouco ou nenhum estudo, além de serem dependentes dos homens, economicamente. Mas, com a Escola Normal, essa realidade mudou e elas podiam, então, formar-se no magistério, além de ter sua fonte própria de sustento como professoras.
Apesar do lado interno ter passado por algumas modificações visuais, no geral, o prédio segue bem cuidado pela atual gestão.
Vale a pena ir ao palácio?
Se você aprecia arquiteturas antigas e história, a sua visitação ao Palácio da Cidade valerá muito a pena. Sem falar que, a poucos passos dali, está outro ponto turístico incrível: a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo
Após a visita, é possível saborear o melhor da culinária local nos restaurantes localizados no entorno do prédio. Como é Centro Comercial, você encontra várias opções de preço.
Você já conhece o Palácio da Cidade de Teresina? Deixe o seu comentário!